O objetivo deste curso é contribuir com a formação do professor do ensino fundamental para que possa aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho escolar em meio aos desafios e perspectivas na construção de uma educação antirracista.
O curso convida todos os educadores a refletirem criticamente sobre as práticas pedagógicas antirracistas, a partir de seus conhecimentos prévios. A proposta é promover um espaço de escuta e diálogo, em que os docentes possam compartilhar suas vivências cotidianas e pensar coletivamente em como transformá-las em práticas mais equitativas, que reconheçam e valorizem as singularidades de cada estudante.
Neste percurso, a educação antirracista assume um papel central. Mais do que uma diretriz, ela é um compromisso ético e político com a equidade racial e a justiça social. Lecionar diante dos enfrentamentos impostos pelo racismo presente nas instituições de ensino exige reconhecer seus impactos históricos e cotidianos, rever currículos, desconstruir estereótipos e garantir a representatividade de saberes, culturas e vozes negras no espaço escolar.
Os desafios são muitos — desde a resistência à mudança até a ausência de formação adequada —, mas é justamente nesse cenário que se faz urgente fortalecer uma pedagogia comprometida com a transformação social. Assim, construímos coletivamente uma escola mais consciente, plural e verdadeiramente inclusiva.
Ao longo do curso, você terá acesso a vídeos, leituras e atividades, além de contar com fóruns de discussão para compartilhar suas experiências e aprender com colegas.
Carga horária: O curso possui uma carga horária total de 30 horas, distribuídas da seguinte forma:
10 horas síncronas- 5 encontros on-line com duração de 2h.
20 horas assíncronas- Acesso a plataforma CEAD-UFF com leituras e atividades diversas.
Certificação: Para receber a certificação emitida pelo CEAD/UFF e PROEX/UFF, os participantes devem cumprir um mínimo de 75% de presença nas atividades propostas, que incluem tanto os encontros síncronos quanto as atividades assíncronas.
...ler menos