Inscrições on-line

Os certificados estarão disponíveis aos participantes somente após a confirmação da presença e da sua participação na atividade. Após a confirmação, os certificados estarão liberados para download em www.extensao.uff.br/certificado. Atenção: Certificados e inscrições de atividades extensionistas que não sejam produzidos e/ou emitidos pelo sistema da Pró-Reitoria de Extensão não são reconhecidos pela Universidade Federal Fluminense e, portanto, não possuem qualquer valor legal para efeitos de comprovação.

Baixe seus certificados em: www.extensao.uff.br/certificado

Coordenador, veja os procedimentos para requisitar a abertura de inscrições online: Clique aqui


Jun 03 Qua

Workshop - Introdução em estrutura de base de dados e análises descritivas: produção de dados quantitativos e qualitativos na Antropologia

Dia: 3 a 17 / 6 - Horário: 18:00 às 21:00
Local: Campus do Gragoatá, Bloco O - sala 232 - R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-201
Vagas esgotadas!

Descrição:
Esta é uma oficina dentro da Ação de Extensão 2036.1.2025 - Política de terreiros: Análise dos conflitos de natureza étnico-racial-religiosa, suas mobilizações e os modos de administração de conflitos dos povos de terreiro na luta por gara...ler mais
Esta é uma oficina dentro da Ação de Extensão 2036.1.2025 - Política de terreiros: Análise dos conflitos de natureza étnico-racial-religiosa, suas mobilizações e os modos de administração de conflitos dos povos de terreiro na luta por garantia de direitos, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Ginga UFF, sob a coordenação da Prof. Dr. Felipe Berocan Veiga. A atividade terá nove horas de duração divididas em três dias (03/06, 10/06 E 17/06), sendo 3 horas/dia. É direcionada a estudantes de graduação, pós-graduação e público externo das disciplinas de ciências humanas (antropologia, sociologia, segurança pública e afins). A oficina visa estimular o conhecimento e experiências em práticas de pesquisa e de produção de dados durante formação acadêmica e capacitar pesquisadores em técnicas de métodos quantitativos e qualitativos para a construção de base de dados, manuseio de ferramentas digitais e produção de análises descritivas. A ementa da oficina apresenta uma proposta de atividades práticas e momentos de discussão sobre o conteúdo para dúvidas e compartilhamento de experiências. Oferecer noções introdutórias em estrutura de banco dados, qualificação das informações, categorização dos dados e análises descritivas. Os objetivos específicos são: Compreender os princípios básicos da organização de dados em pesquisa antropológica. Aprender a estruturar planilhas do Excel de forma eficaz para diferentes tipos de dados quantitativos e qualitativos. Utilizar as funcionalidades do Excel para inserir, editar, formatar e validar dados. Aplicar noções de classificação e categorização de dados em perspectiva antropológica. Aplicar fórmulas e funções básicas do Excel para realizar cálculos e sumarizações iniciais dos dados. Criar tabelas dinâmicas para explorar e resumir grandes conjuntos de dados. Gerar gráficos simples para visualizar padrões e tendências nos dados. ...ler menos

Ofertas de Atividades

Universidade Federal Fluminense - UFF

Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão

"A instituição teve a coragem de levar a palavra extensão universitária à última instância e teve nesse momento a ousadia de dizer para aqueles que acreditam que o Brasil seria melhor com o estado mínimo que o país só será melhor com o estado máximo. Máximo em educação, máximo em esporte, máximo em cidadania, em solidariedade, em respeito ao servidor público."

- Antonio Cláudio da Nóbrega
Reitor da UFF.

"Na transformação da instituição em uma universidade de grande porte, com uma extensão muito forte, e também voltada à pesquisa, capacitando a gente a estar entre as melhores. Temos hoje não só o maior número de alunos de graduação inscritos, mas também somos uma das melhores do país em ensino, pesquisa e extensão. Temos que celebrar isso!"

- Fabio Barboza Passos
Vice Reitor da UFF

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.(...)”. (FORPROEX, 2012)"

- Leila Gatti Sobreiro
Pró-Reitora de Extensão