Coordenador : KARIN DA COSTA CALAZA
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 942.1.2024
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,ERRADICACAO DA POBREZA,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 600
Redes sociais: endereco:@uffviape
Objetivo
1 Divulgar evidências científicas sobre a existência do viés implícito e ameaça pelo estereótipo 2 Elucidar a diferentes públicosalvo docentes pesquisadores profissionais da saúde do direito entre outras como estes fenômenos auxiliam na consolidação do viés de gênero e raça que prejudicam mulheres e pessoas negras 3 Compartilhar as diferentes estratégias para desfazer ou minimizar as consequências dos fenômenos de viés implícito e ameaça pelo estereótipo na discriminação de gênero favorecendo o aumento na representação feminina em áreas estratégicas e essenciais da ocupação humana
Resumo
A neurociência tem demonstrado que grande parte do processamento cerebral ocorre de forma não consciente Os estereótipos negativos aprendidos culturalmente podem gerar prejuízos através de dois fenômenos o viés implícito e a ameaça pelo estereótipo O viés é um fenômeno natural no qual o encéfalo forma constantemente associações automáticas de modo a gerar respostas rápidas frente as diferentes situações Portanto várias pistas do ambiente podem implicitamente afetar nosso comportamento e em última instância nossas avaliações comportamentos e decisões Estas associações implícitas podem nos fazer sentir e tomar atitudes em relação a outras pessoas baseadas em características como raça etnia gênero idade e aparência Assim como as pessoas não têm acesso consciente para determinar seu viés de acordo com suas convicções pessoais este viés pode ocorrer mesmo que a pessoa esteja convencida de que nunca se comportaria de modo diferente de suas convicções prejudicando grupos com estereótipos negativos Os estereótipos implícitos negativos podem agravar desigualdades sociais através dos prejuízos na avaliação e também na performance através dos efeitos da ameaça pelo estereótipo Assim diante de um estereótipo implícito estigmatizado como negativo o desempenho pode ser afetado frente a uma situação de estresseansiedade que poderia surgir pela possibilidade da confirmação do estereótipo negativo A ameaça pelo estereótipo vai afetar grupos estigmatizados como mulheres pessoas negras e de classes socioeconômicas mais vulneráveis Assim é extremamente importante que todas as pessoas estejam cientes dessa problemática e se apropriem desse conhecimento para diminuir o impacto dessas pistas implícitas na educação Portanto esse projeto tem como um de seus alicerces sensibilizar e divulgar a importância de diminuir as forças invisíveis que dificultam e na área das exatas muitas vezes impedem as meninasmulheres de escolherem seu papel na sociedade