Interação e vínculo na construção da relação da pessoa com TEA no Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem para Criança Autista
Coordenador :
PRISCILA PIRES ALVES
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
928.1.2024
Departamento/Setor:
VPS
Área Temática :
Educação
ODS:
SAUDE BEM ESTAR
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público externo à UFF - Previsão: 40
Redes sociais:
endereco:@adacauff
Objetivo
Utilizar o ambiente computacional como recurso para aprimorar a inserção do autista na sociedade Promover a interação do autista com o mundo por meio do computador Oportunizar a aprendizagem de diferentes conteúdos escolares a partir da utilização do ambiente digital Trabalhar conteúdos de aprendizado da língua portuguesa e da matemática através de softwares jogos e atividades lúdicas Favorecer o desenvolvimento de recursos alternativos para comunicação e interação com a pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo Integrar os alunos participantes do projeto com a comunidade através das atividades de extensão Constituir um centro de referência em extensão e pesquisa através da perspectiva das Tecnologias Assistivas na inclusão digital e social para autistas
Resumo
O projeto consiste em uma atividade desenvolvida por uma equipe interdisciplinar de professores da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda integrando o ADACA Ambientes Digitais da Aprendizagem para Criança Autista que tem como finalidade o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para favorecer o aprendizado e a inclusão das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo TEA Através do desenvolvimento de softwares de comunicação e jogos buscase apresentar alternativas de comunicação que possibilitem a expressão e desenvolvimento da pessoa com autismo Além de atividades com os jogos desenvolvidos realizase em paralelo o trabalho com a família da pessoa com TEA visando o favorecer estratégias de coping na interação e vinculação com a criança Além disso no aspecto da interação lúdica buscase o desenvolvimento e a abertura para diferentes formas de comunicação e expressão da pessoa com TEA