Tecendo uma formação de professores de matemática contribuições de uma prática entre educação matemática e cosmologias indígenas e
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Coordenador :
Diego de Matos Gondim
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
899.1.2024
Departamento/Setor:
PEB
Área Temática :
Educação
ODS:
REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,FOME, ZERO,EDUCACAO, QUALIDADE,INSTITUICOES, EFICAZES,VIDA, TERRESTRE,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,VIDA, AQUATICA,MUDANCA, CLIMATICA,IGUALDADE, GENERO
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
a Criar espaços de produção formativa entre alunos dos cursos de licenciatura e representantes de comunidades indígenas quilombolas e caiçaras do Brasil b Possibilitar a participação de toda comunidade externa à universidade das atividades a serem desenvolvidas nos canais do Cosmologias Dissidentes c Promover atividades que visam a problematização da formação de professores de Matemática à luz de uma experiência intercultural e transdisciplinar d Problematizar as dimensões éticas estéticas e políticas da Educação Matemática e da formação de professores de Matemática junto às cosmologias dissidentes convidadas a participar das conversações
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo geral tencionar uma educação matemática na formação de professores de matemática junto à formação de professores que trabalharão em escolas de comunidades indígenas quilombolas caiçaras e por sua vez com as cosmologias dissidentes que as constituem Para tanto serão realizados encontros entre alunos dos cursos de licenciatura do INFESUFF bem como de demais cursos interessados desta e de outras instituições professores e líderes de escolas e comunidades tradicionais Essa experiência tem como intuito a tessitura de uma formação de professores de matemática que parte do encontro como meio de constituição de si e do outro em si