Coordenador : Diego de Matos Gondim
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 899.1.2024
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,FOME, ZERO,EDUCACAO, QUALIDADE,INSTITUICOES, EFICAZES,VIDA, TERRESTRE,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,VIDA, AQUATICA,MUDANCA, CLIMATICA,IGUALDADE, GENERO
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
a Criar espaços de produção formativa entre alunos dos cursos de licenciatura e representantes de comunidades indígenas quilombolas e caiçaras do Brasil b Possibilitar a participação de toda comunidade externa à universidade das atividades a serem desenvolvidas nos canais do Cosmologias Dissidentes c Promover atividades que visam a problematização da formação de professores de Matemática à luz de uma experiência intercultural e transdisciplinar d Problematizar as dimensões éticas estéticas e políticas da Educação Matemática e da formação de professores de Matemática junto às cosmologias dissidentes convidadas a participar das conversações
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo geral tencionar uma educação matemática na formação de professores de matemática junto à formação de professores que trabalharão em escolas de comunidades indígenas quilombolas caiçaras e por sua vez com as cosmologias dissidentes que as constituem Para tanto serão realizados encontros entre alunos dos cursos de licenciatura do INFESUFF bem como de demais cursos interessados desta e de outras instituições professores e líderes de escolas e comunidades tradicionais Essa experiência tem como intuito a tessitura de uma formação de professores de matemática que parte do encontro como meio de constituição de si e do outro em si