Coordenador :
Elisabete Barbarino
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,VIDA AQUATICA,REDUCAO DESIGUALDADES
Publico Alvo :
Público Interno à Universidade - Previsão: 100,publicoAlvo
Redes sociais:
endereco:projetoextensaobiouff@gmail.com
Objetivo
Selecionar espécies de organismos que apresentem aplicações de interesse ambiental econômico e industrial
Desenvolver modelos tridimensionais de diferentes organismos aquáticos
Desenvolver as diferentes etapas dos ciclos de vida de organismos aquáticos que apresentem desenvolvimento direto e indireto
Avaliar a aceitação e interação dos estudantes com os modelos 3D
Testar a percepção dos estudantes com os olhos vendados ao manipular os modelos
Verificar a aceitação do uso dos modelos em 3D por pessoas que apresentem baixa acuidade visual eou dificuldades em utilizar microscópio
Promover a empatia entre as pessoas
Comparar os organismos visualizados com auxílio de microscópios e lupas com os modelos impressos em 3D
Produzir materiais didáticos que conectem os estudantes com ensino pesquisa de banca e extensão
Produzir materiais de organismos específicos para desenvolver atividades com comunidades de pescadores e catadores de caranguejo
Gerar ferramentas extensionistas e educacionais para melhorar o ensino aprendizagem nos diferentes níveis de aprendizagem
Levar conhecimento para fora dos muros da universidade através de oficinas feiras de Ciências
Criar uma coleção de imagens e modelos tridimensionais utilizadas como ferramentas de estudos para dar suporte ao ensino pesquisa e extensão Os modelos serão também inclusivos para pessoas com baixa acuidade visual ou deficiência visual
Resumo
A cada ano aumenta o número de estudantes com deficiência e baixa acuidade visual nas escolas diferentes centros de ensino com as universidades É necessário que haja modernização no ensino e educação para a maior inclusão desses cidadãos Muitos autores apontam a dificuldade de apresentar temas do mundo microscópico como de Biologia e Microbiologia mesmo quando há laboratórios bem equipados Uma alternativa é ter várias unidades de modelos 3D dos conteúdos trabalhados nas disciplinas para auxílio em aulas práticas e teóricas É uma alternativa para escolas públicas e privadas propiciar para alunos com e sem deficiência visual ter seus sentidos táteis explorados A utilização de modelos 3D em atividades externas em feiras mostras eventos científicos e tecnológicos promove a troca de conhecimentos assim como empatia e inclusão A impressão 3D tem crescido bastante em diferentes campos e é uma excelente alternativa para trabalhar os mais diversos conhecimentos Poder produzir muitos exemplares da mesma peça ao mesmo tempo facilita as atividades em eventos internos e externos à sala de aula e proporciona o aprendizado de qualquer pessoa Outro ponto é a redução da retirada de muitos organismos do ambiente para aulas e exposições as peças em 3D são produzidas de acordo com os organismos presentes no ambiente de estudo Saber o que há em 10 ml de água do mar por exemplo é incrível e inclusivo Ao interagir com os modelos um novo mundo se abre É empolgante ver as pessoas interagindo com as peças Em uma ação ouvimos a afirmação quotcom esse apoio o conhecimento vem mais rápido e gruda na cabeçaquot Os modelos facilitam o aprendizado independentemente da idade O Projeto foi iniciado em 2021 e desde então participamos de feiras exposições Em 2024 foram produzidos e impressos mais de 40 modelos uma monografia foi defendida dentro do tema A proposta é ampliar mais essas modelagens e criar um banco de dados de diversos organismos expandindo aplicações