Coordenador : JOSÉ CARLOS MESSIAS SANTOS FRANCO
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 719.1.2024
Departamento/Setor: GEC
Área Temática : Comunicação
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,EDUCACAO, QUALIDADE,INDUSTRIA, INOVACAO,IGUALDADE, GENERO
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Objetivo geral e objetivos específicos Realizar ações de divulgação cientificas com games mídias digitais e outros produtos culturais com viés inclusivo no interior do Maranhão Objetivos específicos Formação de recursos humanos corpo discente de graduação e pósgraduação para realização de oficinas práticas de edição de texto imagem vídeo e design de jogos Capacitação de professores multiplicadores para uso críticos das mídias em atividades de ensino Produção de jogos educativos e culturais como material paradidático Integrar ensino pesquisa e extensão em atividades lúdicas que propagam os achados Envolver a comunidade local na escolha dos produtos a serem desenvolvidos Conscientizar a comunidade externa sobre o uso crítico das TIC visando a construção de políticas públicas eou novas práticas de ensino Avaliar as ações de extensão junto aos públicos interessados no sentido de ampliar e aprimorar esses esforços sobretudo na relação da universidade com o público externo
Resumo
O Laboratório de pesquisa em Games Gambiarra e Mediações em Rede GamerLab investiga os temas da apropriação tecnológica e midiática em contextos ditos periféricos em primeiro lugar globalmente países em desenvolvimento continentes ou blocos como Brasil América Latina ou os BRICS mas também localmente regiões de um país estados cidades e bairros como cidades do interior do Brasil favelas e periferias Dentro do que se entende por Materialidades da Comunicação as formas como espectadores ouvintes eou usuários utilizam as mídias mas principalmente as formas inventivas de intervenção que são praticadas já possuem um lastro importante de estudos dentro das discussões sobre consumo e cultura da participação Num primeiro momento elas se encontram em um viés socioeconômico contudo estão também nas discussões sobre letramento e capacitação técnica num viés educacional e cognitivo Neste contexto o presente projeto visa institucionalizar as ações de divulgação científica do referido grupo em espaços virtuais como páginas e redes sociais e também de forma presencial como feiras demonstrações cursos oficinas e torneios A partir de sua presença virtual os integrantes do GamerLab não só publicizam suas produções e participações em eventos regionais nacionais e até internacionais como também produzem conteúdos inéditos condizentes com a proposta como podcasts transmissões ao vivo lives resenhas e críticas reviews de jogos e outros produtos de entretenimento Nas modalidades de ação presencial estão previstas oficinas de criação multimídia em escolas da rede pública e projetos sociais feiras e demonstrações de jogos digitais participação em torneios ou competições de esports entre outros