Desenvolvimento de Jogos e Atividades para Auxílio na Aprendizagem e Interação de Crianças com Autismo
Enviar um e-mail
Coordenador :
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
694.1.2024
Departamento/Setor:
VFI
Área Temática :
Tecnologia e Produção
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público externo à UFF - Previsão: 40
Redes sociais:
endereco:www.adaca.brendereco:https://adacauff/
Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo TEA consiste em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação à interação e às ações simbólicas Além disso compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do indivíduo Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas ADACA que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense Campus Aterrado em Volta RedondaRJ desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista através de atividades complementares no ensino de português e matemática contribuindo para a inclusão digital dessas crianças Até o presente momento foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas A presente proposta tem o objetivo de desenvolver jogos e atividades para auxiliar na aprendizagem e interação social de crianças com autismo visto que é uma tarefa muito difícil para os educadoresVisamos com esse trabalho favorecer a socialização bem como a melhoria da qualidade de vida que fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva justa e humanitária