Estudo e Desenvolvimento de Jogos e Atividades Musicais para Crianças com Transtorno do Espectro Autista TEA
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Coordenador :
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
689.1.2024
Departamento/Setor:
VFI
Área Temática :
Tecnologia e Produção
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público externo à UFF - Previsão: 40
Redes sociais:
endereco:www.adaca.brendereco:https://adacauff/
Objetivo
Objetivo Geral Utilizar o ambiente computacional através da implementação de jogos musicais para auxiliar na aprendizagem na comunicação e na interação social da criança com autismo Objetivos Específicos Levar o autista a se ambientalizar na utilização do computador tablet e celular Trabalhar conteúdos musicais de modo digital Trabalhar atividades musicais com as crianças nos ambientes lúdico e computacional do Laboratório do projeto ADACA LADACA Buscar estratégias para facilitar a interação a comunicação e o aprendizado de crianças com autismo através da criação de um Módulo de Jogos Musicais com a implementação de novos jogos de acordo com estudos de diversas métodos utilizados na literatura e níveis de dificuldade e também a utilização da tecnologia Android para criação de jogos e atividades para dispositivos móveis a serem utilizadas pelas crianças autistas inseridas no projeto Promover a interação do autista com o mundo por meio do computador tablet e celular Oportunizar a aprendizagem de diferentes conteúdos musicais a partir da utilização do ambiente digital
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista TEA consiste em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação à interação e às ações simbólicas Além disso compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do indivíduo Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas ADACA que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense Campus Aterrado em Volta RedondaRJ desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista através de atividades complementares no ensino de português e matemática contribuindo para a inclusão digital dessas crianças Até o presente momento foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas Sabemos que a música é uma linguagem universal capaz de transpor barreiras culturais e linguísticas Por isso é uma das formas adotadas pelo ser humano para se comunicar e se expressar até mesmo por pessoas que não falam ou falam muito pouco A presente proposta tem o objetivo de desenvolver jogos digitais musicais que através de funcionalidades capazes de acessar funções neuropsicológicas patologicamente afetadas no TEA como dificuldade de abstração ou controle emocional contribuam para a melhoria da qualidade de vida das crianças afetadas por esta devastadora desordem Visamos com esse trabalho favorecer a socialização comunicação e interação social ajudando o autista a entender as emoções aumentando sua interação com o mundo à sua volta