PID Programa de Iniciação à Docência Subprojeto Semiolinguística e ensino a sala de leitura como espaço de fruição
Enviar um e-mail
Coordenador :
Ilana da Silva Rebello Viegas
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
680.1.2024
Departamento/Setor:
GLC
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: 120
Objetivo
Objetivo Geral Propiciar uma forma de orientação especializada aos licenciandos de Letras interessados na prática docente de língua e literatura e contribuir para a ampliação da competência leitora dos alunos da Educação Básica Objetivos Específicos Oportunizar ao licenciando de Letras vivências em sala de aula Fornecer ao licenciando subsídios teóricos visando aprofundar seus conhecimentos na área de atuação escolhida Orientar o licenciando na elaboração de projetos de ensino ou planos de atividades a serem desenvolvidos em sala de aula Incentivar e supervisionar a elaboração de material didático bem como estimular o senso crítico dos licenciandos em relação ao material existente em especial os livros didáticos utilizados nas escolas Supervisionar o desenvolvimento das atividades e das formas de avaliação de cada projeto Promover encontros sobre questões pertinentes ao ensino da língua e literatura Desenvolver o gosto pela pesquisa e pelos estudos de atualização tão necessários à formação de um professoreducador Manter o licenciando em contato permanente com as questões políticopedagógicas que envolvem o ensino como processo Promover atividades de incentivo à leitura voltadas para alunos da Educação Básica Contribuir para a ampliação da competência leitora dos alunos da Educação Básica Produzir e divulgar material que possa também ser utilizado por professores de outras instituições da escola básica
Resumo
O Programa de Iniciação à Docência PID criado em 2005 tem por objetivo proporcionar aos licenciandos de Letras da UFF oportunidades de atividade docente orientada desde o início da graduação promovendo um espaço de reflexão sobre ensinoaprendizagem de Línguas e Literaturas na perspectiva do profissional de Letras Tendo como espaço de atuação a Sala de Leitura do COLUNIUFF buscase então avançar nas relações universidadeescola básicacomunidade escolar ao mesmo tempo em que se procura oportunizar ao licenciando de Letras o contato com uma realidade concreta de ensinoaprendizagem Como arcabouçoteórico serão utilizados pressupostos da Teoria Semiolinguística da Linguística Textual e do Letramento Literário O projeto tem como objetivo beneficiar não só os alunos do COLUNIUFF mas também a comunidade em geral e os professores da Educação Básica de outras instituições visto que as atividades e recursos produzidos serão disponibilizados em canais que poderão ser acessados por todos Durante o ano de 2025 as atividades serão realizadas como os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em integração com as professoras regentes proporcionando um trabalho ainda mais interdisciplinar Além disso as Professorascoordenadoras do Projeto têm ampla experiência como docentes na Educação Básica na área de Língua Portuguesa e Literatura Este é um Projeto que busca ao desenvolver atividades de leitura interpretação e escrita com alunos do Ensino Fundamental promover um espaço de reflexão sobre ensinoaprendizagem de Línguas e Literaturas na perspectiva do profissional de Letras e busca também contribuir com os alunos e professores da Educação Básica em geral