Formação de professores e participação comunitária caminhos para transformação das escolas do campo
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Coordenador :
Beatriz Corsino Perez
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
658.1.2024
Departamento/Setor:
CPS
Área Temática :
Educação
ODS:
CRESCIMENTO, ECONOMICO,REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,FOME, ZERO,EDUCACAO, QUALIDADE,INSTITUICOES, EFICAZES,SAUDE, BEM, ESTAR
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo Geral Contribuir para a implantação das diretrizes da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola no município de Campos dos Goytacazes através da formação de educadores da participação estudantil e comunitária Objetivos Específicos Contribuir para a formação de professoresas e educadoresas e para a construção de projetos políticopedagógicos específicos da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola nas unidades de ensino envolvidas Produzir uma reflexão crítica sobre a prática profissional as relações entre alunoas e professoreas e entre escolacomunidade Valorizar a memória os conhecimento e as expressões culturais produzidas pelas crianças nos territórios onde estão localizadas as escolas e peloas integrantes da comunidade escolar Contribuir para que as escolas valorizem as questões socioambientais éticas estéticas e relativas à diversidade étnicoracial de gênero sexual religiosa de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade Promover a participação infantojuvenil na elaboração dos projetos políticos pedagógicos e na construção de instâncias participativas de forma a aproximar a escola de seus interesses e a favorecer o exercício da democracia Aproximar as comunidades envolvidas com as escolas a partir da construção de fóruns de discussão e deliberação Produzir formas de atuação coletivas entre as unidades escolares que favoreçam a cooperação a solidariedade e a responsabilidade entre os educadores que atuam nas escolas participantes do projeto Contribuir com a formação de estudantes dos cursos de psicologia e serviço social que futuramente poderão atuar na área da educação
Resumo
O projeto tem como objetivo contribuir para a implantação das diretrizes da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola no município de Campos dos Goytacazes através da formação de educadores da participação das crianças e das comunidades onde estão localizadas as escolas O projeto tem como foco dois campos de atuação escolas municipais que atendem a população quilombola da região do Imbé e que atendem camponeses do Assentamento Zumbi dos Palmares Através de uma metodologia participativa buscamos a valorização dos sujeitos do campo em sua diversidade dos conhecimentos da memória social e das expressões culturais populares envolvendo não somente os educadores mas as crianças as lideranças comunitárias e os movimentos sociais A partir dos encontros formativos esperamos que os educadores sejam também pesquisadores sobre o território onde estão localizadas as escolas que saibam articular a teoria à prática profissional e que possam contribuir com o debate trazendo novos elementos para que as diretrizes municipais para a Educação Escolar Quilombola e para a Educação do Campo de forma que possam ser implementadas como modalidades de ensino em Campos dos Goytacazes a partir de suas realidades sociais Também estão previstas oficinas com as crianças nas quais procuramos entender como são construídos seus laços comunitários e com as escolas quais são as melhorias que precisam ser feitas e de que forma podem reivindicar suas demandas para que as transformações possam ser efetivadas nas instituições e na comunidade se aproximando dos seus interesses