Trabalho Docente na Contemporaneidade coletividade colaboração e compartilhamento de conhecimentos entre universidade e escola
Enviar um e-mail
Coordenador :
Helen Pereira Ferreira
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
53.1.2024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo Geral Contribuir na formação continuada dos professores da Educação Básica do Ensino Superior e na formação inicial dos graduandos das licenciaturas da UFF através de estudos e práticas direcionados ao trabalho docente e formação de professores na contemporaneidade Objetivos Específicos Contribuir com a aprendizagem de conhecimentos e saberes ligados à profissão docente Trabalhar com dispositivos e ambiências que propiciem práticas coletivas e colaborativas Promover a reflexãoanálise e possíveis superações dos desafios enfrentados pelo docente Promover divulgação dos dados acerca do trabalho desenvolvido no projeto de extensão seja nas atividades acadêmicas nas redes sociais e nos meios de divulgação científica
Resumo
Diante de um projeto de mercantilização da Educação a nível global fazse necessário refletir e buscar outros meios de exercer a docência na contemporaneidade Pensar os espaçostempos da formação do professor assim como os meios e recursos de ensino Estreitar os laços entre universidade e escola para que saberes e conhecimentos oriundos da práxis possam ser propagados não só nos espaços formativos mas também para sociedade como um todo Pretendemos com o Projeto intitulado Trabalho Docente na Contemporaneidade coletividade colaboração e compartilhamento de conhecimentos entre universidade e escola contribuir com a formação de professores da Educação Básica assim como dos graduandos das licenciaturas da Universidade Federal Fluminense UFF através de estudos e práticas que levem a construção de uma coletividade críticoreflexiva O longo desse processo pretendemos trabalhar de forma dialógica e horizontalizada para tanto contamos com usos de ferramentas e ambiências que promovam escrita colaborativa compartilhamento de materiais curadoria coletiva de referencial bibliográfico oficinas que vão desde aportes teóricos práticas educacionais e tutoria para uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para ensino e pesquisa