CA PAC ITA Letramento científico para educadores e pais sobre sinais e sintomas do transtorno do processamento auditivo central
Coordenador :
PAMELA PAPILE LUNARDELO DA SILVA
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
471.1.2024
Departamento/Setor:
FEF
Área Temática :
Saúde
ODS:
SAUDE BEM ESTAR
Tipo:
Projeto
Objetivo
Capacitar educadores e pais para identificar sinais e sintomas do Transtorno do Processamento Auditivo Central TPAC promovendo o letramento científico e a sensibilização sobre a importância da intervenção precoce
Resumo
O presente projeto de extensão tem como objetivo capacitar educadores e pais para identificar sinais e sintomas do Transtorno do Processamento Auditivo Central TPAC promovendo o letramento científico e a conscientização sobre a importância da intervenção precoce O TPAC afeta a capacidade da criança de processar estímulos auditivos impactando sua aprendizagem e desenvolvimento social No entanto a falta de informação dificulta a identificação precoce e o encaminhamento adequado A metodologia do projeto é estruturada em três etapas Preparação Ação e Avaliação Na primeira fase será realizado um levantamento das escolas da rede pública de Nova Friburgo para mapear as instituições de ensino fundamental e territorializar as escolas incluídas no projeto Em seguida serão organizadas oficinas e palestras para capacitação de professores e pais utilizando metodologias ativas como estudos de caso e simulações Na etapa final será feita uma avaliação do impacto das oficinas por meio de questionários e acompanhamento das práticas adotadas nas escolas A expectativa é que ao final do projeto haja um aumento significativo no conhecimento sobre o TPAC entre os participantes favorecendo a construção de uma rede de apoio eficiente para crianças em risco O projeto justificase pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre o TPAC considerando que sua prevalência pode chegar a 7 das crianças em idade escolar Os sinais do transtorno são frequentemente confundidos com dificuldades de aprendizagem e TDAH o que pode retardar o diagnóstico e comprometer o desempenho acadêmico e emocional dos alunos Dessa forma a iniciativa busca fornecer informações claras e acessíveis ajudando na identificação precoce e garantindo que crianças com TPAC recebam o suporte necessário