Avaliação e Monitoramento na Escola de Serviço Social Um diálogo com a sociedade civil técnicos docentes e estudantes
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Coordenador :
Júlia Aparecida Soares de Paula
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
470.1.2024
Departamento/Setor:
SSN
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Objetivo
Contribuir para ações que legitimem a função social da universidade e o projeto éticopolítico do Serviço Social na formação de profissionais qualificados na promoção de ações de inclusão e no fortalecimento dos espaços de participação e democratização da sociedade em geral Estimular o processo de avaliação como um movimento ético político e técnico de reflexão que construa uma cultura de participação ativa promovendo ações que visem respostas institucionais profissionais coletivas e individuais que valorizem o serviço público e a educação de qualidade Elaborar indicadores com os dados do sistema de avaliação da Universidade e da comunidade externa com o objetivo de dar visibilidade às demandas estruturais e pedagógicas para subsidiar a coordenação de curso de Serviço Social o Núcleo Docente Estruturante a Direção da Escola e a comunidade interna e externa visando ações de melhoria das condições de trabalho e desenvolvimento das atividades de ensino pesquisa e extensão Criar espaços de diálogo com a comunidade interna docentes discentes e técnicos e externa sociedade civil abrangendo não apenas estudantes egressos mas também participantes das ações extensionistas e dos grupos de pesquisas externos para o fortalecimento da participação em espaços coletivos de debates e tomadas de decisões
Resumo
Diante da importância de realizar um debate sobre a temática da avaliação na Escola de Serviço SocialESS no diálogo com estudantes em formação de graduação e pósgraduação docentes e técnicosadministrativos mas também com os sujeitos da sociedade civil participantes das atividades de ensino de pesquisa e de extensão universitária o projeto Avaliação e Monitoramento na Escola de Serviço Social Um diálogo com a sociedade civil técnicos docentes e estudantes visa fortalecer o processo formativo com uma análise sistemática das condições de funcionamento da universidade e das possibilidades políticopedagógicas do curso ofertado Nesse sentido a Comissão de Avaliação Local CAL da ESS prevista no Projeto de Avaliação Institucional da UFF estabelecida pelo Conselho Universitário através da Resolução 2232013 se propõe a enfrentar o debate da avaliação mantendo diálogo ativo com os sujeitos internos e externos a fim de incorporar os dados produzidos pelo sistema de avaliação da Universidade dos processos já existentes da coordenação de curso do Núcleo Docente Estruturante e da Direção e criar espaços de diálogo com a comunidade interna e externa Compreendendo que a ampliação da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade as alianças intersetoriais e a articulação do tripé ensino pesquisa e extensão permitirá um movimento amplo de construção de novas ações para a melhoria das condições de trabalho docente e dos técnicos e da formação dos estudantes resultando na transformação da realidade social atendendo ao compromisso assumido pelo Serviço Social e pela função social da universidade na oferta de profissionais qualificados na promoção de ações de inclusão e participação da sociedade civil dos técnicos docentes e estudantes e no fortalecimento dos espaços coletivos de reflexão para a democratização das decisões