Coordenador : Nivea Maria da Silva Andrade
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408933.2247.192168.23082024
Departamento/Setor: PPGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Docentes de Escolás públicas municipais estaduais e federais Discentes da Licenciatura em História da UFF
Local de atuação: Programa de pós-graduação em Educação da UFF
Objetivo
O presente projeto de Extensão, estabelecendo vínculos entre a universidade e a escola básica, tem como objetivo: a) provocar experiências de ampliação e tensionamento tanto das redes educativas de docentes da educação básica, como de discentes de graduação e pós-graduação. b) promover um diálogo que busque refletir sobre os currículos escolares para além dos conteúdos prescritos. d) provocar e democratizar experiências de acesso a espetáculos culturais, seguida de rodas de conversas sobre os desdobramentos destas experiências na formação curricular das escolas.
Resumo
Reconhecendo os currículos escolares e acadêmicos para além dos conteúdos prescritos e separados por disciplinas o projeto de Extensão Estudos perambulantes processos de produção do conhecimento das juventudes e infâncias para além dos muros da instituição de ensino ou resumidamente Estudos perambulantes como tem sido chamado visa promover aulaspasseio Freinet 1969 que provoquem reflexões sobre os processos de produção do conhecimento em espaços não escolares PAra estas reflexões estas aulas passeios serão realizadas por a docentes da Educação Básica Pública b estudantes de licenciatura em História c estudantes da educação básica d pósgraduandos do Programa de pósgraduação em Educação Estes encontros acontecerão em visitas a centro culturais museus teatros e outros equipamentos culturais com a proposta de provocar a reflexão sobre os processos de produção do conhecimento além da ocupação e apropriação política e cultural destes espaços por grupos historicamente excluídos do acesso a estes equipamentos REdemocratizando o acesso à diferentes experiências culturais o projeto de Extensão busca promover um diálogo entre docentes formados e em formação a cerca dos processos de aprendizado através das redes educativas que formam as subjetividades