Da invisibilidade à resistência narrativas reflexões e proposições de professoras e professores de bebês e crianças pequenas
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Coordenador :
Fernanda Ferreira Montes
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
407427.2247.58798.03052024
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Alunos da FEUFF professores universitários envolvidos com o tema da educação infantil professores de educação infantil
Local de atuação:
Niterói
Objetivo
Rodas de conversas com professoras e professores de bebês para debater sobre: 1- A noção de infância na atualidade 2- A temporalidade da infância e a Educação Infantil 3- As rotinas na escola de ed. infantil 4- O infantil presente no adulto Estudos teóricos sobre: 1. O conceito de infantil na psicanálise 2. O desenvolvimento infantil/ a constituição subjetiva 3. infância e trauma Confecção de relatórios
Resumo
O projeto de extensão tem por objetivo refletir sobre a concepção de Infância e Educação considerando a temporalidade infantil em espaços coletivos de educação Numa perspectiva da ética do cuidado a atenção à temporalidade infantil não cronológica é fundamental para o direcionamento das práticas O que seria uma formação com foco nas práticas em diálogo com a ética do cuidado Como se manifestam gestos do cuidar numa dimensão ética Alguns autores como Winnicott Ferenczi entre outros e conceitos nos ajudam a sustentar esse diálogo Ressaltaremos as noções de ética temporalidade cuidado alegria ambiente mutualidade criatividade e rotinas para pensar espaços de formação menos homogêneos e mais dialógicos e plurais