Coordenador : Isabel Cristina Chaves Lopes
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 404969.2247.90764.26032024
Unidade/Órgão Adm.: ESR
Departamento/Setor: SSC
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Adolescentes mulheres de comunidades de periferia urbana e rural que estejam matriculadas na escola
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense Escolas Públicas Ongs Sindicatos Associações de Moradores Movimentos sociais
Objetivo
1-Realizar intervenções voltadas ao conhecimento da realidade cotidiana das adolescentes da classe-que-vive-do-trabalho, e desenvolvimento de ações educativas em torno dos direitos humanos das mulheres. 2-Produzir material teórico-prático para o trabalho junto às disciplinas Ética Profissional em Serviço Social, Estágio Supervisionado em Serviço Social, Arte e mediações ético -políticas do trabalho do/a assistente social, além do Grupo de Estudos em ética Profissional e Serviço Social (Getepss). 3-Desenvolver ações articuladas com a disciplina Arte e mediações ético -políticas do trabalho do/a assistente social , com o projeto de Apoio Acadêmico Intervenção social e artes integradas, com o Grupo de Estudos em ética Profissional e Serviço Social (Getepss) e outros projetos acadêmicos. 4-Desenvolver ações articuladas com as linhas de pesquisa do Nucems (Núcleo de Estudos em Cultura, Educação e Movimentos Sociais). 5- Contribuir com o aprofundamento de reflexões acerca da função social da universidade pública no Brasil e do lugar político da extensão acadêmica.
Resumo
A proposta de trabalho envolve a formação e organização de grupos de discussão e reflexão compostos por adolescentes prioritariamente do sexo feminino que terão por objetivo reconhecer e debater questões relacionadas aos seus cotidianos a partir de suas experiências de vida mediadas por instituições como família e escola Neste processo enfatizase a atenção para como as relações de gênero e o racismo atravessam estas experiências Para o desenvolvimento dos trabalhos serão incorporadas atividades com artes na forma de recurso instrumental às intervenções Através da relação entre intervenção social e arte pretendese um melhor conhecimento da realidade objetivasubjetiva das adolescentes que seja orientador de processos de aprimoramento de trabalhos sociais Intencionamos com esta experiência contribuições para processos de execução avaliação e monitoramento de políticas públicas principalmente para a infância e adolescência em uma perspectiva intersetorial como estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 86