LACCRI Laboratório de Comunicação Criação Digital e Inovação Agência Experimental de Publicidade e Propaganda
Enviar um e-mail
Coordenador :
Luana Ellen de Sales Inocêncio
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402534.2258.302947.21022024
Departamento/Setor:
GCO
Área Temática :
Comunicação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Discentes e docentes de graduação de Publicidade e Jornalismo do Departamento de Comunicação Social discentes do Programa de PósGraduação em Mídia e Cotidiano discentes e docentes dos diversos cursos das indústrias criativas do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF como Estudos de Mídia Cinema e Produção Cultural servidores técnicoadministrativos da UFF docentes e discentes de diversas universidades e de escolas do ensino médio sobretudo tecnológico profissionais do mercado da publicidade e propaganda tecnologia design e marketing Grupos de Pesquisa e Laboratórios de Mídia nas áreas das ciências da comunicação e tecnologia distribuídos em todo o território nacional público externo organizações movimentos sociais e coletivos vinculados às temáticas no Estado do Rio de Janeiro
Local de atuação:
Niterói, Auditório Novo IACS / ou eventos online.
Objetivo
Objetivo geral: Contribuir para a reflexão do ensino e aprendizagem acerca dos processos tecnológicos, estratégicos e socioculturais relacionados às materialidades da visualidade publicitária no cotidiano, buscando fomentar a profissionalização de jovens profissionais, em intercâmbio entre públicos internos e externos. Objetivos específicos: 1) Desenvolver metodologias inovadoras visando reinterpretar as possibilidades de transformações na propaganda através de pesquisas experimentais aplicadas às diferentes linguagens da mídia gráfica, digital e eletrônica, em softwares computacionais de edição visual como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e After Effects; 2) Prestação de serviços de publicidade, comunicação visual e criação de conteúdo para redes sociais, visando a divulgação científica dos diversos eventos e ações acadêmicas de diferentes institutos, departamentos e projetos da Universidade Federal Fluminense, de modo a contribuir para o fortalecimento da institucionalização de ações de extensão, ensino e pesquisa; 3) Desenvolvimento de cartilhas e manuais de profissionalismo relacionados à prática publicitária e à produção de conteúdo socialmente responsável, relacionados às transformações ético-sociais nas relações dialógicas entre os jovens profissionais, a Universidade e seus variados públicos; 4) Mapear e estimular o desenvolvimento de novos formatos de criação publicitária integrados ao design e às tecnologias da comunicação, direcionados à inovação e ao experimentalismo, buscando fomentar a formação técnica e social de jovens profissionais a partir do diálogo e da troca de experiências entre os atores sociais; 5) Em uma perspectiva crítica, produzir reflexão e busca constante pela promoção do debate central sobre as possibilidades de transformações ético-sociais nos processos, técnicas e linguagens da propaganda.
Resumo
A partir da expansão das metodologias de criação publicitária o projeto busca ampliar possibilidades de formação e experimentação técnica dasos graduandasos com materialidades das novas tecnologias contribuir com sua formação social enquanto atores mais engajados em seus respectivos cenários e responder às demandas de capacitação observadas na atual configuração do mercado publicitário sobretudo digital Além de atuar como laboratório experimental de criação publicitária focado nas tecnologias digitais e sua comunicação visual o LACCRI expandese para um projeto de extensão multifacetado que inclui prestação destes serviços publicitários para divulgação científica aos demais departamentos cursos e projetos UFF de modo a contribuir para o fortalecimento da institucionalização de ações de extensão ensino e pesquisa Em diálogo a tais atividades o projeto inclui também outras ações de extensão integradas às disciplinas como organização e realização de eventos palestras e workshops com profissionais do mercado ativistas e pesquisadores Enquanto produto destes diálogos e trocas de experiências metodológicas teóricas e empíricas originase a elaboração de materiais informativos que buscam uma construção mais socialmente engajada e ética dos profissionais da comunicação Ao contribuir para a reflexão do ensino e aprendizagem dos processos tecnológicos estratégicos e socioculturais relacionados às materialidades da visualidade publicitária no cotidiano o projeto busca fomentar e reinterpretar as possibilidades de inovação na propaganda através de pesquisas experimentais aplicadas às diferentes linguagens da mídia gráfica digital e eletrônica Pretendese ainda estimular desenvolvimento de transformações e novos formatos de criação publicitária integrados ao design social e às tecnologias da comunicação direcionados à inovação e experimentalismo