O que pode um corpo?
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Coordenador :
Adriana Martins Correia
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402176.2258.230639.21022024
Departamento/Setor:
GEF
Área Temática :
Educação
Tipo:
Cursos
Local de atuação:
O Curso de Extensão - O que pode um corpo- apresenta sua quarta edição. Trata-se de uma ação de formação continuada, destinada às(aos) docentes que atuam na Educação Básica e estudantes de licenciatura. Visa estabelecer um diálogo formativo, de modo a discutir as concepções relativas ao corpo, ao movimento e à expressividade, buscando promover uma construção de conhecimentos a respeito das possibilidades pedagógicas para o trato com esta questão no cotidiano escolar. O projeto em tela se justifica na medida em que investe em um processo dialógico na proposição desse espaço de formação, acreditando que a ampliação dos saberes a respeito do corpo e do movimento constitui-se como elemento fundamental para a docência, desde a pequena infância até os anos afinais da escolaridade básica. Entendemos, especialmente, que o Curso proposto pode contribuir para um alargamento desse olhar para o corpo, indo além das concepções médico-biologicistas ou centradas na psicologia do desenvolvimento. Orientamo-nos a partir da ideia de que a escola deve assumir um entendimento dos aspectos multiculturais que atravessam as infâncias e juventudes contemporâneas, vistas a partir de uma dimensão crítica desses aspectos, em relação às desigualdades que envolvem essa diversidade. O curso tem carga horária de 48 h para o cursista e acontece a partir de 8 encontros presenciais para cada turma, entremeados por estudos assíncronos a respeito dos temas das aula, em material disponibilizado para leituras e tarefas. Esses encontros estão organizados em quatro módulos temáticos.
Objetivo
OBJETIVO GERAL O Curso de Extensão O que pode um corpo visa estabelecer um diálogo formativo com docentes da Educação Básica, de modo a discutir concepções a respeito do corpo/movimento/expressividades e a buscar uma construção de fazeres pedagógicos voltados para o trato com esta questão no cotidiano escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS; Desenvolver espaços de leituras e problematizações a respeito das concepções pedagógicas tradicionais de corpo e de movimento na Educação. Promover discussões que visam ampliar as perspectivas que se referem ao trato com o corpo e o movimento na Educação, destacadamente aquelas que se relacionam à sociologia das infâncias, aos estudos de Juventudes e ao inter/multiculturalismo crítico. Construir novas possibilidades pedagógicas para o trato com a ludicidade e a expressividade na educação das infâncias. Construir novas possibilidades pedagógicas para o trato com os jogos dramáticos e expressivos, com as danças e com as culturas juvenis RELAÇÃO COM A SOCIEDADE E IMPACTO SOCIAL A temática do curso é algo que vem sido extremamente valorizado no mundo da Educação. Dificilmente se encontrará um educador ou educadora que não corrobore com o papel central do corpo e da importância do movimento para a escolarização das infâncias. Contudo, esses valores têm sido fortemente ancorados pela psicologia do desenvolvimento, a partir de uma relação utilitarista, sem que se coloque em cena as formas e potências de saber do corpo e, portanto, sua capacidade de criatividade e resistência. Da mesma forma, a escola e a academia vêm discutindo quem são os jovens contemporâneos, tendo o seu corpo e todos os seus desdobramentos performáticos (músicas, danças, modificaçãoes corporais, imagens virtuais...) como foco de interesse, de contemplação, de lamentação. É no sentido de provocar esse novo olhar para o Corpo e suscitar novos fazeres pedagógicos que o Curso se torna socialmente relevante. O impacto social do curso, de forma geral, relaciona-se aos desdobramentos em forma de produções pedagógicas dos discentes envolvidos, bem como a capacidade dos mesmos se tornarem multplicadores desses conhecimentos junto aos seus pares no cotidiano escolar. De forma específica, vemos os seguintes impactos: Impacto direto: Esse curso de formação continuada visa atingir 80 cursistas, entre docentes da Educação Básica e licenciandas/os. Intenciona que cada discente produza pelo menos um planejamento de ação pedagógica, que corresponderá a um dos módulos temáticos . Essas atividades irão compor uma produção coletiva, gerando um acervo que será disponibilizado digitalmente, através dos canais virtuais a serem definidos com o grupo Impacto indireto: acreditamos que as pessoas envolvidas com o Curso poderão agir como multiplicadoras dos saberes desenvolvidos, não só pela produção e socialização do material acima citado, mas também levando esse conhecimento aos pares com os quais partilham o trabalho na escola. Além disso, pretende-se que o Curso gere desdobramentos no sentido da produção acadêmica, com publicação de artigo e trabalho em anais de congresso.
Resumo
O Curso de Extensão - O que pode um corpo- apresenta sua quarta edição. Trata-se de uma ação de formação continuada, destinada às(aos) docentes que atuam na Educação Básica e estudantes de licenciatura. Visa estabelecer um diálogo formativo, de modo a discutir as concepções relativas ao corpo, ao movimento e à expressividade, buscando promover uma construção de conhecimentos a respeito das possibilidades pedagógicas para o trato com esta questão no cotidiano escolar. O projeto em tela se justifica na medida em que investe em um processo dialógico na proposição desse espaço de formação, acreditando que a ampliação dos saberes a respeito do corpo e do movimento constitui-se como elemento fundamental para a docência, desde a pequena infância até os anos afinais da escolaridade básica. Entendemos, especialmente, que o Curso proposto pode contribuir para um alargamento desse olhar para o corpo, indo além das concepções médico-biologicistas ou centradas na psicologia do desenvolvimento. Orientamo-nos a partir da ideia de que a escola deve assumir um entendimento dos aspectos multiculturais que atravessam as infâncias e juventudes contemporâneas, vistas a partir de uma dimensão crítica desses aspectos, em relação às desigualdades que envolvem essa diversidade. O curso tem carga horária de 48 h para o cursista e acontece a partir de 8 encontros presenciais para cada turma, entremeados por estudos assíncronos a respeito dos temas das aula, em material disponibilizado para leituras e tarefas. Esses encontros estão organizados em quatro módulos temáticos.