Coordenador : Carla Barros
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401977.2258.146347.21022024
Departamento/Setor: GEC
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O públicoalvo desse projeto é o formado por alunos do ensino médio de uma escola pública no Estado do Rio de Janeiro estimado em 35 alunos Além desse público também serão impactados professores e direção da escola projetandose um total de 40 sujeitos
Local de atuação: Escola Pública Estadual Ce Reverendo Hugh Clarence Tucker, localizada no bairro da Gamboa, cidade do Rio de Janeiro.
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é analisar trajetórias de vida e vivências de inclusão digital entre grupos de adolescentes de baixa renda, estudantes do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de compreender como esses sujeitos realizam suas construções identitárias, ocupam espaços e criam novos laços online e offline em um cenário de mobilidade social. Os objetivos específicos são: - Desenvolver atividades de extensão que tematizem a questão da mobilidade social, no intuito de identificar e debater junto aos alunos suas expectativas de formação educacional, inserção profissional e ascensão social; - Investigar de que modo se constroem as trajetórias de vida dos sujeitos pesquisados, observando sinais de mobilidade social; - Analisar hábitos de navegação e consumo de mídia, procurando compreender os processos de construção identitária e relacionamentos no ambiente online; - Investigar mudanças em termos de habitus, capital social, cultural e econômico relacionadas às vivências em plataformas digitais.
Resumo
O presente projeto de extensão propõese a desenvolver atividades junto a alunos de ensino médio em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro dentro do âmbito do Laboratório de Estudos sobre Inclusão digital Mobilidade Social e Consumo alocado no Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF No contexto mais amplo do projeto está em discussão o tema da mobilidade social em um país de enorme desigualdade como o Brasil O estudo parte da análise das trajetórias de vida e experiência de inclusão digital entre grupos de adolescentes de famílias de baixa renda estudantes de escola pública investigando como esses sujeitos realizam suas construções identitárias ocupam espaços e criam novos laços a partir de vivências no ambiente online A pesquisa também acompanhará esses adolescentes no seu cotidiano escolar offline As ações de extensão envolvem a realização de diversas atividades elaboradas no Laboratório que tematizem a questão da mobilidade social no intuito de identificar e debater junto aos alunos suas expectativas de formação educacional inserção profissional e ascensão social A metodologia proposta é a etnografia que possibilita uma imersão profunda no cotidiano crenças e visão de mundo dos pesquisados através de um acompanhamento próximo e prolongado de suas vivências online e offline