Desenvolvimento de Jogos e Atividades para Auxílio na Aprendizagem e Interação de Crianças com Autismo Cópia 14022024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401920.2258.139598.21022024
Departamento/Setor:
VFI
Área Temática :
Tecnologia e Produção
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Crianças com autismo de 2 a 13 anos de idade
Local de atuação:
O projeto é realizado nos Laboratórios do projeto ADACA, onde temos o laboratório de Desenvolvimento (CORPSE) e o laboratório do ADACA (LADACA) local onde são realizados os atendimentos das crianças com autismo, que ficam localizados nos blocos C e B no campus do Aterrado em Volta Redonda-RJ, respectivamente.
Objetivo
Objetivo Geral Utilizar o ambiente computacional através da implementação de jogos para auxiliar na aprendizagem e interação social para aprimorar a inserção do autista na sociedade. Objetivos Específicos - Levar o autista a se ambientalizar na utilização do computador, tablet e celular. - Trabalhar conteúdos de português de modo digital. - Trabalhar atividades da vida diária auxiliar as crianças com o uso de ambientes tais como banheiro e quarto de dormir. - Buscar estratégias para facilitar a interação, a comunicação e o aprendizado de crianças com autismo através da criação da implementação de novos jogos de acordo com estudos de diversos níveis de dificuldade e também a utilização da tecnologia Android para criação de jogos e atividades para dispositivos móveis a serem utilizadas pelas crianças autistas inseridas no projeto. – Objetivos Finalísticos a) Promover a interação do autista com o mundo por meio do computador, tablet e celular. b) Oportunizar a aprendizagem de diferentes conteúdos escolares, a partir da utilização do ambiente digital. c)Trabalhar conteúdos de matemática de modo digital. d)Trabalhar conteúdos específicos de matemática, a fim de desenvolver o raciocínio lógico por meio de software de jogos e atividades lúdicas.
Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo TEA consiste em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação à interação e às ações simbólicas Além disso compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do indivíduo Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas ADACA que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense Campus Aterrado em Volta RedondaRJ desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista através de atividades complementares no ensino de português e matemática contribuindo para a inclusão digital dessas crianças Até o presente momento foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas A presente proposta tem o objetivo de desenvolver jogos e atividades para auxiliar na aprendizagem e interação social de crianças com autismo visto que é uma tarefa muito difícil para os educadoresVisamos com esse trabalho favorecer a socialização bem como a melhoria da qualidade de vida que fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva justa e humanitária