Coordenador : Elaine Alves Santos Melo
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401884.2258.338223.16022024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto envolve duas docentes lotadas no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense Elas serão responsáveis por ministrar as aulas síncronas do projeto orientar até seis discentes extensionistas voluntários eou bolsistas que assistirão todas as aulas Os alunos poderão construir as atividades das oficinas com materiais manipuláveis os quais serão apresentados às turmas do curso de formação continuada O projeto portanto atende os alunos licenciandos em letras na UFF e os professores que buscam formação continuada
Local de atuação: Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense
Objetivo
1. Oferecer aos docentes em formação continuada conhecimentos que permitam (re)construir as suas práticas pedagógicas. 2. Estabelecer parceria entre o mundo acadêmico e a sociedade por meio da continuação de um trabalho iniciado em 2022 e 2023, reconhecendo as necessidades de comunidades diversas no RJ e no Brasil. 3. Estimular a pesquisa de novas metodologias de ensino de Língua Portuguesa que concebam o aluno como centro do processo de aprendizagem. 4. Promover o diálogo acerca de uma área do magistério até certo ponto marginalizada: a Educação de Jovens e Adultos. 5. Promover o diálogo entre a universidade e a educação regular.
Resumo
Este projeto visa atuar na Formação continuada dos docentes de Língua Portuguesa vinculados às escolas públicas e privadas da educação básica nacional Esses professores lecionam na educação regular e na Educação de Jovens e Adultos perfazendo o período letivo do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio O objetivo é levar aos professores dois cursos organizados da seguinte forma i em 20231 um curso online síncrono acerca das contribuições da Teoria Gerativa para o ensino de gramática ii em 20232 uma oficina presencial composta de duas aulas sobre a utilização de materiais manipuláveis no ensino de sintaxe a partir da Teoria Gerativa As oficinas serão oferecidas por alunos bolsistas que serão devidamente acompanhados ao longo de todo o projeto pela equipe docente Esses alunos também acompanharão o curso síncrono a fim de desenvolver a prática de elaboração das atividades para públicos heterogêneos como o é aqueles que integram turmas onlines nas atividades de extensão Tais ações serão realizadas a partir dos embasamentos teóricos trabalhados nos encontros semanais com a orientadora e obrigatoriamente terão a Metodologia Ativa e o uso de materiais manipuláveis como fundamentos para a construção e exposição das atividades propostas Nesse sentido o projeto contempla o ensino a extensão pois atinge a comunidade externa à Universidade Os seus resultados serão publicados em artigos científicos bem como disponibilizados no relatório técnico final