O Casarão Laboratório de produção e Análise Crítica de Mídia Impressa e Digital Cópia 06022024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Carla Baiense Felix
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401703.2258.161724.06022024
Departamento/Setor:
GCO
Área Temática :
Comunicação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Comunidade interna de alunos professores e servidores da UFF e comunidade externa com foco especial na comunidade do entorno do IACS Instituto de Arte e Comunicação e campus do Gragoatá Dadas as características do veículo no entanto é possível que alcance outros públicos secundários o que não nos permite uma previsão exata do seu alcance
Local de atuação:
O produto -O Casarão- será viabilizado no Laboratório de Informática do Instituto de Arte e Comunicação e outras salas para reunião, discussão de pauta, etc.
Objetivo
a) Estruturar um ambiente de produção que, aproximando-se de uma redação, proporcione aos alunos a vivência de todas as etapas de produção, da pauta ao fechamento. b) A partir das diferentes etapas de produção - reunião de pauta, apuração, edição, diagramação, revisão, impressão - fomentar uma reflexão crítica a respeito da influência do processo no resultado final e as possibilidades de intervir na qualidade do trabalho. c) Produzir um jornal digital bimestral, com pautas de interesse da comunidade acadêmica e texto aprofundando. d) Utilizar o potencial das redes sociais, dentro da estratégia de divulgação e interação do jornal com seus leitores, e experimentar suas possibilidades como suporte para narrativas transmidiáticas. e) Produzir artigos científicos e pesquisas relacionadas às atividades desenvolvidas neste projeto de extensão.
Resumo
Criado em maio de 2013 o projeto O Casarão Laboratório de Produção e Análise Crítica da Mídia impressa e digital é uma iniciativa aberta à comunidade universitária e tem como objetivo discutir as tendências do setor e viabilizar a publicação de produtos noticiosos em diferentes plataformas Nos primeiros seis anos de existência o projeto publicou um veículo impresso de oito páginas em formato A3 produzido com a participação de alunos e docentes dos cursos de jornalismo e publicidade do IACS além de um site com material desenvolvido em linguagem hipermidiática Com a digitalização da produção jornalística acelerada pelo prolongado período de isolamento social o veículo impresso foi suspenso A proposta portanto é a de retomar as atividades de produção do veículo em sua versão digital explorando ainda as possibilidades das redes sociais A partir das etapas de produção do veículo pauta apuração redação edição incluindo a diagramação e distribuição são discutidas questões fundamentais para o jornalismo nos campos da linguagem da estética e da ética proporcionando aos alunos não apenas a oportunidade de vivenciar a rotina de uma redação mas também a possibilidade de discutir numa visão crítica os produtos e processos da mídia contemporânea