Coordenador : Diego de Matos Gondim
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401641.2258.357655.05022024
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo desse projeto é diverso como consta nos relatórios anteriores visto que participam desde membros da sociedade geral a professores e pesquisadores universitários bem como alunos de diversas instituições púbicas brasileiras e internacionais
Local de atuação: O projeto vêm sendo realizado de forma online, buscando a maior abrangência possível. Portanto, apesar do local de realização ser o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, junto ao Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (INFES/PEB), os locais virtuais de realização do projeto são o canal Cosmologias Dissidentes do Youtube (onde ocorrem as conversações com nossos convidados) e o Instagram (onde ocorrem a divulgação dos encontros, dos materiais estudados, bem como de todas produções que circunscrevem o projeto).
Objetivo
Tendo em vista o objetivo geral e a pergunta diretriz apresentados, este projeto de extensão tem como objetivos específicos o seguinte: a) Criar espaços de produção formativa entre alunos dos cursos de licenciatura e representantes de comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras do Brasil b) Possibilitar a participação de toda comunidade externa à universidade das atividades a serem desenvolvidas nos canais do Cosmologias Dissidentes; c) Promover atividades que visam a problematização da formação de professores (de Matemática) à luz de uma experiência intercultural e transdisciplinar; d) Problematizar as dimensões éticas, estéticas e políticas da Educação (Matemática) e da formação de professores (de Matemática) junto às cosmologias dissidentes convidadas a participar das conversações.
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo geral tencionar uma educação matemática na formação de professores de matemática junto à formação de professores que trabalharão em escolas de comunidades indígenas quilombolas caiçaras e por sua vez com as cosmologias dissidentes que as constituem Para tanto serão realizados encontros entre alunos dos cursos de licenciatura do INFESUFF bem como de demais cursos interessados desta e de outras instituições professores e líderes de escolas e comunidades tradicionais Essa experiência tem como intuito a tessitura de uma formação de professores de matemática que parte do encontro como meio de constituição de si e do outro em si