Juventude, narrativas da dor extrema, mídia e sala de aula: Como viver o mundo em termos de esperança?
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Coordenador :
Walcéa Barreto Alves
Ano:
2023
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo:
394735.2206.273036.25052023
Departamento/Setor:
GCO
Área Temática :
Comunicação
Tipo:
Cursos
Local de atuação:
Este curso tem como proposta central debater a relação da mídia com as narrativas de jovens em situação de dor extrema, quando essas são abordadas na sala de aula, a partir de diversas situações, especialmente como material complementar de conteúdo disciplinar. Isto é, como os produtos midiáticos, especialmente os que circulam nas redes sociais, podem ser analisados e problematizados, considerando todas as questões éticas e legais que envolvem essas narrativas da dor. Trata-se de formação de nível introdutório, em função da abrangência temática, que agrega discussões teóricas e propostas práticas. O curso integra pesquisa realizada com apoio FAPERJ e tem como público preferencial licenciandos, graduandos e pós-graduandos em educação e comunicação, bem como estudantes de outras áreas sensíveis ao tema e/ou que já atuam como profissionais da educação e comunicação. A carga horária está dividida em 3 encontros de 4 horas, mais carga complementar para leituras e atividades extra-classe de 8h.
Objetivo
Conforme já colocado, os objetivos são pautados pela proposta de contribuir com a formação dos que farão o curso, reconhecendo um caráter introdutório ao tema, o que pode implicar em desdobramentos da proposta. Ressalte-se que há um interesse primeiro de compartilhar estatísticas relevantes em relação ao atual cenário de dor extrema partilhado pelos jovens o que se traduz em aumento expressivo de quadros de depressão e suicídio. Isto é, interessa ao curso sensibilizar as pessoas em torno destes dados, desenvolvendo um processo que permita um cruzamento dessas informações objetivas, considerando o atual cenário da midiatização, ou seja, da onipresença dos produtos midiáticos que hoje têm um papel relevante quanto a visão de mundo, imaginários e formação de sensibilidades. O curso, portanto, coloca-se sob os objetivos da literacia midiática, que envolve a compreensão crítica associadas aos formatos de mídia e informação, competência considerada por nós como basilar da formação qualificada hoje.
Resumo
Este curso tem como proposta central debater a relação da mídia com as narrativas de jovens em situação de dor extrema, quando essas são abordadas na sala de aula, a partir de diversas situações, especialmente como material complementar de conteúdo disciplinar. Isto é, como os produtos midiáticos, especialmente os que circulam nas redes sociais, podem ser analisados e problematizados, considerando todas as questões éticas e legais que envolvem essas narrativas da dor. Trata-se de formação de nível introdutório, em função da abrangência temática, que agrega discussões teóricas e propostas práticas. O curso integra pesquisa realizada com apoio FAPERJ e tem como público preferencial licenciandos, graduandos e pós-graduandos em educação e comunicação, bem como estudantes de outras áreas sensíveis ao tema e/ou que já atuam como profissionais da educação e comunicação. A carga horária está dividida em 3 encontros de 4 horas, mais carga complementar para leituras e atividades extra-classe de 8h.