Geografia da Educação práticas educativas e trabalho docente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro _24
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Coordenador :
Daniel Pereira Rosa
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
394159.2258.348078.20022024
Departamento/Setor:
GGE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O projeto tem como público alvo os alunos de graduação e pósgraduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense Buscase também oferecer oportunidades de formação continuada ou atualização para docentes do Ensino básico das redes públicas bem como apresentar as etapas da carreira de professor de geografia também para alunos do ensino médio interessados nesta graduação além de estimular a participação de docentes do Ensino básico na produção de conhecimento sobre sua propria jornada laboral
Local de atuação:
Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Objetivo
Apresentar as diversas trajetórias dos professores de Geografia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro através da organização de uma página virtual que contenha dados, imagens, entrevistas e textos. • Aproximar e reaproximar professores de Geografia das discussões, debates e reflexões produzidos na universidade Criar materiais textuais e visuais que sirvam de apoio para as disciplinas Práticas Educativas I, II, III e IV • Identificar as formas de contratação do trabalho docente presentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro • Divulgar a Licenciatura em Geografia para a Comunidade externa. • Promover a possibilidade de formação continuada para os professores da rede básica de ensino que demandam momentos de troca com a universidade. • Identificar as diferenças de cargos e salários entre os municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. • Fornecer referências para uma reflexão crítica sobre a espacialidade das escolas na região metropolitana do Rio de Janeiro. • Promover a familiarização dos graduandos com questões do mundo do trabalho que envolvem a profissão docente • Realizar levantamento sobre o potencial de empregabilidade docente do professor de Geografia nas unidades escolares da esfera municipal, estadual e federal nos municípios da Região Metropolitana. • Criar oportunidades de diálogo e troca de saberes entre professores das redes ( municipal, estadual e federal) de ensino na região metropolitana do Rio de Janeiro e os alunos da licenciatura em Geografia da UFF. • Criar um espaço de acolhida e escuta ativa para os professores de Geografia do ensino básico. • Ampliar a compreensão sobre a heterogeneidade das redes de ensino em escala metropolitana. • Ampliar o contato da universidade com a comunidade externa. • Fomentar a divulgação dos produtos gerados na Universidade.
Resumo
O projeto de extensa771o objetiva acolher e dar suporte a docentes do ensino básico que encontram dificuldades para atividades de formação continuada cuja reflexão baseiase em sua própria atividade laboral Além disto temos como foco estender a formac807a771o dos licenciandos em Geografia permitindo que estes possam ampliar sua compreensa771o sobre o trabalho docente apresentando questo771es e reflexo771es sobre o cotidiano da profissa771o sua inserc807a771o no mundo do trabalho e a relac807a771o com poli769ticas pu769blicas e com sua pra769tica cotidiana Esperase também a geração de impactos na comunidade externa seja oportunizando que professores das redes pública e privada do ensino fundamental tenham um canal de acolhimento de suas questões laborais pela universidade além de atingir estudantes do ensino médio da área delimitada do projeto que para que possam conhecer o curso de licenciatura em Geografia da UFF e o trabalho dos professores Fazse necessário organizar momentos de mediac807a771o dos alunos de licenciatura com profissionais em diferentes esta769gios da carreira docente de modo que os professores em exerci769cio atrave769s de suas trajeto769rias contribuam para o entendimento das questo771es ligadas ao profissionalprofessor As desigualdades inerentes aos diferentes esta769gios na carreira a diversidade de ni769veis de renda dentro desta categoria bem como o primeiro emprego planos de carreira direitos trabalhistas e o impacto da espacialidade no planejamento e fazer pedago769gico cotidiano sa771o questo771es que contribuem para a formac807a771o do futuro professor na medida em que se permite que os alunos entrem em contato com os diversos momentos da carreira docente