Antena Brasileira de Popularização de Matemática 2023
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Coordenador :
Simone Dantas de Souza
Ano:
2023
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo:
391723.2206.241111.05052023
Departamento/Setor:
GAN
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Alunos de graduação, em especial de licenciatura; Alunos de pós-graduação; professores e alunos do Ensino Médio. público em geral
Local de atuação:
Universidade Federal Fluminense, RJ Rede FAETEC,RJ Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, RJ Institut Joseph Fourier (IJF), França
Objetivo
O projeto Antena Brasileira de Popularização da Matemática tem como objetivos: - contribuir para a visão positiva da Matemática no público em geral, e ao mesmo tempo fortalecer o papel da UFF, e do Instituto de Matemática e Estatística da UFF nos programas de extensão; - melhorar o entendimento do ensino de Matemática em escolas de nível médio do Rio de Janeiro, em particular, da rede FAETEC que congrega a formação de profissionais de diversas áreas; - contribuir na formação de professores e de alunos de licenciatura da UFF, e na reciclagem de professores. Tais objetivos serão alcançados através do desenvolvimento de treinamento com atividades e material didático diferenciado para cada nível. Esse treinamento inclui materiais tais como apostilas, lista de exercícios, aulas, vídeos, animações e jogos. Estão previstas a promoção de eventos envolvendo as instituições e atividades lúdicas. Objetivamos a continuação do já tradicional Workshop de Matemática Discreta e Aplicações (www.mda.uff.br). Na quinta edição em 2017 e na décima edição em 2022, contamos com a participação do prof. Sylvain Gravier, realizando o intercâmbio de técnicas aplicadas na França, conforme previsto no projeto. No Biênio da Matemática 2017-2018, organizado pelo IMPA-SBM (http://www.festivaldamatematica.org.br/), nosso projeto foi selecionado em 2017 em uma concorrência entre várias as partes do Brasil, para realizar uma intervenção de popularização em um espaço público. Também pretendemos contribuir para a discussão sobre a responsabilidade do lixo produzido por qualquer atividade. Atuando desde 2018, nossa campanha RECICLA IME já arrecadou mais de 3 toneladas de papel para a reciclagem, o que resultou em um grande impacto social e ambiental no IME-UFF. Desta forma, promovendo estas ações voltadas para o público em geral, damos ao projeto uma abrangência mais global, com um impacto social mais amplo, pois despertamos o interesse pela Matemática nas diversas áreas de conhecimento.
Resumo
A dificuldade que os alunos enfrentam em sua vida acadêmica com relação a matemática é bem conhecida em todos os ambientes sociais. Essa dificuldade pode ser traduzida com dados recentes do OCDE que apontam para o baixo desempenho de alunos brasileiros nesta disciplina. Nesse sentido, começamos a desenvolver, desde 2008, ações para a melhoria do ensino de matemática. As principais intervenções de popularização foram financiadas por projetos PROEX, FAPERJ e CNPq, coordenados por membros da equipe: oficinas e minircursos para alunos da UFF e da FAETEC; Semana da Matemática de graduação da UFF (2008 e 2010); minicursos para o Prog. de Pós.grad. em Matemática da UFF (2011); orientação de alunos de todos os níveis; trabalho de campo no Salão de Cultura e Jogos Matemáticos em Paris (2013). Anualmente aproximamos pesquisadores das universidades brasileiras das escolas de ensino médio no Estado do Rio de Janeiro através do Workshop de Matemática Discreta e Aplicações (2013 à 2022) e do concurso de filmes CurtaCiência. Destacamos que o grupo é a representação brasileira da Antena Francesa de Modelagem Matemática (Maths.a.Modeler) vinculada ao Institut Joseph Fourier, na França, instituição que possui ampla experiência na área de popularização de Matemática. Além disso, em 2018 iniciamos a campanha RECICLA IME para diminuir a pegada de carbono associada a estas ações, e servir como elemento multiplicador. O nosso objetivo com este projeto é a reciclagem e formação de professores tendo como foco principal a desmistificação da matemática através do uso de situações do cotidiano.