Fórum Permanente de Estudos da Deficiência 2023
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Coordenador :
Marcia Oliveira Moraes
Ano:
2023
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo:
391313.2206.48829.13032023
Departamento/Setor:
IPSi
Área Temática :
Educação
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
30 vagas para professores da rede municipal de educação de Niterói 15 vagas para estudantes da graduação da UFF preferencialmente da Psicologia 20 vagas para alunos apoiadores que acompanham estudantes com deficiência na UFF 20 vagas para comunidade em geral grupos e ativistas no campo da deficiência
Local de atuação:
Fórum Permanente de Estudos da Deficiência Docente responsável: Marcia Moraes Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense Coordenadora do Programa de Extensão: Ver e não ver: corpo e subjetividade entre pessoas cegas e com baixa visão (cadastrado no Sigproj) Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF Contato: marciamoraes@id.uff.br Ementa: A noção de deficiência: perspectiva histórica. Movimento social da deficiência no Brasil. Distinções entre modelo social e o modelo biomédico de deficiência. A perspectiva feminista nos estudos da deficiência. Políticas públicas e modos de intervir no campo da deficiência. Inclusão e políticas da diferença. Deficiência, raça e classe: análises intereseccionais. Perspectivas teórico-práticas contemporâneas nos estudos da deficiência. A proposta é oferecer cursos de formação na área da deficiência. É também constituir um fórum permanente para a formação nesta área.
Objetivo
- atuar na formação de docentes da rede municipal de educação de niterói; - criar um Fórum Permanente de partilha de experiências no campo da deficiência e da inclusão; - atuar na formação dos graduandos da UFF, preferencialmente da Psicologia, através das discussões levadas adiante no curso de extensão; - atuar na formação continuada da comunidade em geral, interessada no tema da deficiência; - discutir e analisar os temas da inclusão à luz das perspectivas do modelo social e feminista da deficiência. A metodologia das aulas será levada adiante na forma de um espaço de estudos e de partilhas de experiências. A interação é o fio condutor do processo formativo em sala de aula. Um conjunto de textos sobre deficiência estará sendo debatido e analisado a cada encontro. Além de textos, outros recursos poderão ser utilizados como filmes, podcasts e outros, sempre levando em conta a questão da acessibilidade do material.
Resumo
Fórum Permanente de Estudos da Deficiência Docente responsável Marcia Moraes Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense Coordenadora do Programa de Extensão Ver e não ver corpo e subjetividade entre pessoas cegas e com baixa visão cadastrado no Sigproj Docente Permanente do Programa de Pósgraduação em Psicologia da UFF Contato marciamoraesiduffbr Ementa A noção de deficiência perspectiva histórica Movimento social da deficiência no Brasil Distinções entre modelo social e o modelo biomédico de deficiência A perspectiva feminista nos estudos da deficiência Políticas públicas e modos de intervir no campo da deficiência Inclusão e políticas da diferença Deficiência raça e classe análises intereseccionais Perspectivas teóricopráticas contemporâneas nos estudos da deficiência A proposta é oferecer cursos de formação na área da deficiência É também constituir um fórum permanente para a formação nesta área