Coordenador : Pedro Aguiar Lopes de Abreu
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390047.2199.339232.23022023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Com análises da cobertura jornalística e suas expressões gráficas em momentos-chave da história desde o final do século XIX, o projeto pretende atingir, principalmente: - estudantes, professores e pesquisadores de Comunicação, História, Ciências Sociais e Desenho Industrial; - estudantes e professores, em diferentes níveis, interessados em história do Brasil e do mundo; - estudante e professores, em diferentes níveis, interessados em história da imprensa; - estudantes e professores, em diferentes níveis, interessados em letramento midiático e estratégias comunicacionais.
Local de atuação: UFF-IACS-GCO, município de Niterói. Projeto possível de ser realizado de forma remota, atendendo a condições de segurança sanitária durante período de emergência pandêmica. O produto principal do projeto é um website.
Objetivo
- Manter e atualizar o website do projeto como espaço para publicação do conteúdo produzido; - Selecionar primeiras páginas relevantes por seu conteúdo e por sua abordagem jornalística; - Fazer e publicar análises sobre peças selecionadas, de modo a explicitar estratégias comunicacionais relacionadas a aspectos verbais e não verbais; - Organizar e publicar resultados do projeto, sob o ponto de vista metodológico de pesquisa, compartilhando trabalhos em eventos e publicações científicas; - Pesquisar, convidar e entrevistar especialistas em vídeos para mídias sociais, de modo a contribuir com as análises pelo olhar de várias disciplinas; - Desenvolver fluxo de trabalho colaborativo e remoto com a participação de discentes e docentes; - Estimular e apoiar o desenvolvimento de habilidades relacionadas a curadoria, análise, redação e edição; - Promover o website do projeto em meios digitais, como redes sociais, a fim de ampliar o acesso do público-alvo; - Receber sugestões de análises produzidas pela comunidade, por docentes, por pesquisadores e por estudantes; - Integrar a comunidade na sugestão de temas e fatos a serem analisados, envio de reprodução de jornais e contribuições de materiais para o acervo.
Resumo
O Projeto Manchetempo consiste em um website e mídias sociais que expõem uma galeria de primeiras páginas de jornais (reproduções digitalizadas) em datas de eventos históricos e notícias de grande repercussão nos últimos 150 anos, selecionadas por um trabalho de curadoria e acompanhadas de textos produzidos pela equipe de extensionistas e orientados pelos docentes, analisando o tratamento conferido aos fatos históricos segundo referenciais da edição jornalística, da comunicação visual e da história. As imagens são reproduzidas de acervos públicos, como a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, ou de acervos privados expostos ao público, com previsão legal para uso com propósitos educacionais sem fins lucrativos. Aos alunos participantes, o projeto oferece a oportunidade de imersão em pesquisa de história da imprensa, do Brasil e geral, além da prática de redação, edição e publicação em plataformas digitais, favorecendo a formação de competências profissionais. Só no ano de 2022, foram produzidas 44 análises sobre jornais em episódios históricos. Ao público, o Manchetempo permite o resgate da memória dos discursos produzidos pelo jornalismo impresso sobre fatos de relevância histórica e a sistematização de conteúdos atualmente dispersos em acervos distintos, fornecendo material que pode ser adotado para uso paradidático nos ensinos fundamental, médio e superior.