Coordenador : Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389826.2199.83992.19022023
Departamento/Setor: GEC
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto se propõe a alcançar um público jovem, conectado e altamente participativo. Por trabalhar a temática das comunidades virtuais e dos memes de internet, altamente relacionada ao cotidiano deste público, pretende-se chamar a atenção para a cultura da internet e a valorização de uma identidade coletiva através do humor e das mensagens tidas vulgarmente como cultura inútil.
Local de atuação: O projeto será realizado integralmente na internet e estará disponível ao público online. A ação é coordenada pelo professor orientador em laboratório da instituição e exige dedicação e disponibilidade do bolsista tanto para reuniões presenciais quanto para trabalho remoto. Do ponto de vista operacional, quando em regime presencial, as atividades são realizadas mormente no Laboratório Estudos de Recepção (MULTILAB) do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense, no Campus Gragoatá, Bloco A (sl. 405), Niterói. Em função da pandemia de Covid-19, porém, todas as reuniões e atividades gestadas a partir do projeto passaram a ser realizadas em ambiente remoto, incluindo reuniões da equipe por meio do software Google Meet e lives realizadas com convidados e o público em geral, disponíveis no YouTube. O projeto é oficialmente reconhecido como espaço para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao programa de extensão Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P3) do Departamento de Estudos Culturais e Mídia. A iniciativa é também parte das atividades desenvolvidas pela Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB).
Objetivo
O projeto #MUSEUdeMEMES tem como seus principais objetivos o desenvolvimento, a implementação e manutenção de um webmuseu voltado para discutir o fenômeno dos memes de internet. A plataforma digital do museu comporta a publicação e classificação dos conteúdos catalogados através de galerias de imagens, vídeos e áudios, apendidos de textos explicativos. Além disso, o projeto publica reflexões teóricas e metodológicas sobre a pesquisa com memes de internet como objeto, entrevistas com criadores de memes, e material voltado a constituir bancos de dados (datasets) e fontes para outros pesquisadores. Um de seus produtos de maior relevância acadêmica é um banco de referências bibliográficas com mais de 1,2 mil trabalhos registrados, entre livros, artigos publicados em periódicos científicos, e muito mais. Estas referências constituem acervo original valioso não apenas para outros pesquisadores mas para profissionais da imprensa, estudantes, equipes de marketing e comunicação corporativa, etc. Em paralelo às suas atividades no ambiente online, o #MUSEUdeMEMES também possui um braço físico exercitado através de encontros presenciais, abertos ao público e de entrada franca. Nos encontros, os discentes envolvidos no projeto apresentam discussões sobre um tema relacionado ao universo dos memes de internet e montam uma espécie de exposição multimídia, denominada #memeclube. Os #memeclubes ocorrem em média duas vezes por semestre e debatem temas como: memes eleitorais, territorialidades, cultura LGBTT, e muito mais. Vinculado ao programa de extensão Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P3/UFF) e ao grupo de pesquisa coLAB/UFF, regularmente registrado no CNPq, o #MUSEUdeMEMES tem procurado: (a) constituir um acervo online de referência para pesquisadores interessados na investigação sobre o universo dos memes, do humor e das práticas de construção de identidades e representações em comunidades virtuais; (b) realizar oficinas e workshops junto a parceiros inter-institucionais sobre linguagem de memes; (c) realizar exposições e mostras abertas ao público para debate sobre temas relacionados aos memes de internet; (d) desenvolver um projeto de experimentação em linguagem midiática voltado para a exploração de temas através de recursos lúdico-interativos e exposições multimidiáticas; (e) atuar em conjunto com grupos de pesquisa e inovação para a orientação em projetos de pesquisa, iniciação científica, extensão e inovação tecnológica atravessadas por suas linhas temáticas; (f) compartilhar reflexões e dados, brutos ou tratados, para aproveitamento ulterior em pesquisas na área; e (g) reconhecer e testar aplicações voltadas à gestão de acervos e coleções em ambiente online de fácil reaproveitamento por projetos congêneres. As atividades do #MUSEUdeMEMES acumulam carga horária de Atividade Complementar aos alunos da Universidade Federal Fluminense. O projeto tem procurado servir a clientes externos e aos grupos de pesquisa conveniados, por meio de parcerias e ações de intercâmbio de expertises. Nesse sentido, discentes e docentes envolvidos no projeto têm podido se beneficiar de oficinas ministradas por pesquisadores de outras instituições, bem como têm ofertado a parceiros oficinas e workshops sobre temas que lhe concernem. Com esta estrutura organizacional, em fases anteriores do projeto, o grupo desenvolveu parcerias com instituições como o IFRJ Niterói, o Museu da República, a Unirio, a Fundação Wikimedia, a Ação Educativa, e a Central Globo de Comunicação, além da atual parceria com pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.dd). Até o presente momento foram catalogados mais de 200 famílias de memes de internet brasileiras. Lançado oficialmente em junho de 2015, o site http://museudememes.com.br obteve, somente na primeira semana, mais de 12 mil visitas, e já ultrapassou a marca dos 2 milhões de visitantes. O projeto repercutiu não apenas na internet mas em toda a mídia nacional e internacional, incluindo jornais, rádio, televisão e internet, em veículos de mais de 15 países diferentes. Em 2020, pesquisadores do projeto lançaram uma coletânea em formato de livro impresso, editada pela EdUFBA. Em 2019, foi realizado, no Museu da República, Palácio do Catete, Rio de Janeiro, a exposição A política dos memes e os memes da política, que levou ao museu mais de 6 mil visitantes. No mesmo local, em maio de 2019, foi realizado o Simpósio Internacional #MUSEUdeMEMES, que trouxe mais de 250 pesquisadores, incluindo nomes de projeção internacional, para discutir o tema, em três dias de evento. O #MUSEUdeMEMES foi cadastrado no Sistema Nacional de Museus e já recebeu auxílio financeiro para a execução de seus projetos do CNPq, da Capes e da Faperj. Projetos relacionados às suas atividades já foram também contemplados com premiações como o Prêmio Destaque à Inovação Científica Brasileira/CNPq (2015), a Semana de Inovação da UFF (2014 e 2019), o Prêmio Josué de Castro de Extensão (2014), entre outros.
Resumo
O presente projeto consiste no desenvolvimento, implementação e manutenção de um webmuseu voltado para discutir o fenômeno dos memes de internet. As ações concernentes ao projeto envolvem a produção e catalogação de conteúdos para o acervo do site, bem como a realização de mostras e exposições físicas e virtuais, no espaço da universidade e fora dele, e o planejamento e apresentação de oficinas e workshops sobre o tema. Memes são um fenômeno típico da internet, e podem se apresentar como imagens legendadas, vídeos virais ou expressões difundidas pelas mídias sociais. Próprios do universo das comunidades online, portanto, os memes são geralmente elementos efêmeros, vulgarmente encarados como besteirol ou cultura inútil, fruto de sua utilização da linguagem do humor. O webmuseu procura reunir conteúdo acerca destes fenômenos e discuti-los no âmbito das Teorias da Comunicação, evidenciando seu papel na formação de identidades e nas interações em redes sociais na internet. Lançado oficialmente em junho de 2015, o site já soma mais de 2 milhões de visitantes, e repercutiu na mídia nacional e internacional, incluindo jornais, rádio, televisão e internet, em veículos de mais de 15 países diferentes. Em 2019, o projeto #MUSEUdeMEMES foi responsável pela exposição A política dos memes e os memes da política, que ficou em cartaz entre maio e setembro, no Museu da República, Palácio do Catete, Rio de Janeiro, e foi visitada por mais de 6 mil pessoas. Em 2020 e 2021, em função da pandemia, o #MUSEU realizou exposições online e lives com convidados especiais.