Escolas do Território
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Coordenador :
Domingos Barros Nobre
Ano:
2023
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo:
389255.2199.85247.24022023
Departamento/Setor:
DED
Área Temática :
Educação
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
O Programa já atende a 1003 estudantes e 96 professores, sendo: I- Estudantes: a- CIEGKKR: 88 alunos indígenas da Aldeia Sapukai (Angra dos Reis) e 23 alunos da Aldeia Itaxim (Paraty Mirim), perfazendo o total de 111 alunos indígenas. b- 157 alunos dos Quilombos do Campinho e do Cabral (SME de Paraty); c- 605 alunos caiçaras da Zona Costeira (SME de Paraty); d- 100 alunos das Escolas das comunidades Caiçaras na Ilha Grande – Angra dos Reis/RJ (Vila do Abraão – SEEDUC); e- 18 alunos do Curso de Ensino Médio com habilitação em Magistério Indígena (UFF/IEAR e SEEDUC-RJ); f- 07 alunos de Graduação da UFF/IEAR; g- 03 Alunos de pós-graduação UFRJ e Univ. Cádiz (ES). Total de Estudantes: 1003 II- Professores: 1) Professores Indígenas: a. 09 profs. da SEEDUC (do Colégio Indígena). 2) Professores não Indígenas: a. 28 profs. de Fund. I e II que atuam nos Quilombos (SME de Paraty); b. 24 profs. de Fund. I e II que atuam nas comunidades Caiçaras (SME de Paraty) c. 18 profs. que atuam nas Escolas Estaduais da Ilha Grande no Ensino Médio (SEEDUC-RJ); d. 10 profs. que frequentam o Grupo de Pesquisa (CNPQ): “Espaços Educativos e Diversidade Cultural” e. 7 profs. do IEAR/UFF, que atuam no Curso de Magistério Indígena. Total de Profs: 96
Local de atuação:
UFF - IEAR
Objetivo
Objetivo Geral: 1) Acompanhar o Programa de Formação Continuada de Profs. em Educação Diferenciada, com 4 Projetos: a) Curso de Extensão: Formação Continuada de Professores em Educação Escolar Caiçara I e II de Paraty - Fundamental I e II, em parceria com SME de Paraty; (que está em andamento) b) Curso de Extensão: Formação Continuada em Educação do Campo - Ensino Médio - Ilha Grande (Vila do Abraão), em parceria com SEEDUC-RJ; (que está em andamento) c) Curso de Extensão: Formação de Professores em Educação Escolar Quilombola de Paraty - Fundamental I e II, em parceria com SME de Paraty; (que está em andamento) d) Módulo V do Curso de Habilitação em Magistério Indígena; (que está em andamento no CEAV - Colégio Estadual Artur Vargas, Angra dos Reis) 2) Projeto de Produção do Livro Bilíngue de Ensino Guarani, no âmbito da Disciplina Linguística Aplicada, no Curso de Magistério Indígena; (que está em andamento, sob a assessoria linguística da Profa. Marci Fileti, do Museu Nacional/UFRJ) 3) Projeto de Produção de Material Didático Bilíngue em Audiovisual, no âmbito da Disciplina : Linguagem Audiovisual, no Curso de Magistério Indígena; (que está em andamento, sob a coordenação e assessoria do Prof. Iulik Faria, da UERJ) Objetivos Específicos: a)Produzir um livro didático bilíngue de Ensino de Língua Guarani – Fundamental; b)Produzir material didático bilíngue em audiovisual;
Resumo
O programa é um conjunto de ações extensionistas articuladas com Ensino e Pesquisa, que visam colaborar na implementação de políticas públicas de Educação Diferenciada, voltada a comunidades tradicionais do Sul Fluminense, através da habilitação em Magistério Indígena; a produção de material didático bilingue, com jovens Guarani do Rio de Janeiro, junto a SEEDUC-RJ; e de políticas públicas de educação escolar caiçara e quilombola com a Secretaria Municipal de Educação - Paraty, com o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), e outros parceiros institucionais. O papel do IEAR/UFF através do Programa tem sido o de formação continuada dos professores na implantação de um movimento de reorientação curricular, visando a construção de uma educação diferenciada que considere a valorização dos saberes populares e a defesa do território tradicional, para a permanência dos povos tradcionais neles. Iniciado em 2016, o Programa agrupou-se com os outros projetos de educação escolar quilombola e indígena desenvolvidos pelo IEAR no denominado Programa: Escolas do Território. A proposta do acompanhamento pedagógico foi ampliando os processos de formação docente na construção de currículos integrados e diferenciados e propugnando estratégias para dar sustentabilidade ao modelo de educação diferenciada como política permanente nas escolas já implantadas e expandindo o modelo para a abertura de novas turmas e escolas nas comunidades tradicionais de Paraty, a partir das demandas apresentadas em 2020 e 2021. Em 2021 foi iniciado o projeto de Educação do Campo passando a atender também a Escola Estadual Brigadeiro Nóbrega, de Ensino Médio, na Vila do Abraão, Ilha Grande, Angra/RJ.