Modelagem Matemática no Ensino de Matemática
Enviar um e-mail
Coordenador :
Magda Kimico Kaibara Dutra
Ano:
2023
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo:
384724.2206.113293.16052023
Departamento/Setor:
EGM
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Licenciandos de Matemática Pedagogos e professores que ensinam Matemática na educação básica
Local de atuação:
Em ambientes virtuais disponibilizados pelo Programa Dá Licença, no Google Meet e, presencialmente, no IME-UFF.
Objetivo
Objetivo geral: Propiciar um espaço de estudo e reflexão sobre o potencial da Modelagem Matemática e de sequências didáticas como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, a partir da produção de atividades Objetivos específicos: - Produzir atividades de modelagem (materiais didáticos) para o ensino básico. - Divulgar as atividades produzidas em área dedicada ao projeto no website do Programa Dá Licença com foco para licenciandos e professores do ensino básico, bem como para interessados. - Aplicar as atividades desenvolvidas em uma escola do ensino básico. - Avaliar com a equipe, ao final do projeto, os resultados alcançados.
Resumo
O objetivo deste projeto é a elaboração de atividades didáticas voltadas para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica usando a estratégia de ensino Modelagem Matemática uma das tendências em Educação Matemática Pretendese construir atividades de modelagem levandose em consideração a teoria das situações didáticas proposta por Brousseau e quando possível elaborálas de modo que as mesmas propiciem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como promovido pela BNCC e pelos PCNs A fim de atingir as metas traçadas pretendese promover reuniões com o grupo formado de professores licenciandos e recémformados que fazem parte deste projeto para realização de estudos e pesquisas em torno dos temas citados Como resultado desta ação pretendese divulgar estas atividades pela publicação das mesmas no website do Programa Dá Licença programa este regularmente visitado por profissionais da educação básica e aplicar as sequências didáticas desenvolvidas numa escola do ensino básico Aventase como possíveis desdobramentos o incentivo à orientação e à produção de Trabalhos de Conclusão dos licenciandos em matemática bem como a produção de artigos em periódicos especializados e a capacitação de professores da educação básica na utilização dos temas acima