Diversidade e Participação Social Transição para a Vida Adulta da Pessoa com Deficiência Intelectual
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Coordenador :
Emílio Nolasco de Carvlaho
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
251.1.2024
Departamento/Setor:
GSI
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
ODS:
CRESCIMENTO, ECONOMICO,REDUCAO, DESIGUALDADES,IMPLEMENTACAO, PARCERIAS,CONSUMO, RESPONSAVEL,INSTITUICOES, EFICAZES,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,SAUDE, BEM, ESTAR
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo geral Criar experiências que possibilitem às PCDI e seus mediadores familiares amigos e profissionais refletir e produzir modos de existência na vida adulta enquanto um direito da plena cidadania Objetivos específicos Construir coletivamente ferramentas para enfrentar medos e dificuldades mediante comunicação simples e acessível não utilizandoas como obstáculos para o amadurecimento Valorizar as experiências e conhecimentos de PCDIs e seus mediadores familiares e amigos Produzir espaços de experimentação em grupo para ampliação de repertórios autorepresentação e apoio à autonomia Potencializar ambientes de intercâmbio de experiências entre os integrantes do projeto estudantes e professores Incentivar e possibilitar processos formais e nãoformais de formação de apoiadores de autonomia
Resumo
O projeto Diversidade e Participação Social Transição para a Vida Adulta da Pessoa com Deficiência Intelectual tem por finalidade produzir e valorizar espaços e experiências de participação social da PCDI enfocando a vida adulta e os usos da cidade como um direito Suas diretrizes iniciais sugiram a partir de encontros de jovens com deficiência intelectual familiares amigos e profissionais envolvidos com o tema ao longo de 2024 os quais compartilham entre si os dilemas da transição para a vida adulta da pessoa com deficiência intelectual Tratase portanto de um projeto que resulta desde a base da mobilização das atoras e atores envolvidasos Daí sua condição metodológica voltada para metodologias ativas gestão participativa e avaliação continuada Daí também o fato de iniciar suas atividades com quatro parcerias externas e com uma equipe gestora diversificada formada por professores universitários dos cursos de Psicologia UFF e de Terapia Ocupacional UFRJ familiares e jovens PCDI Visa por meio de estratégias grupais como rodas de debate oficinas de experimentação e atividades entre os pares estreitar a relação entre os participantes qualificar a escuta atenta de todos os envolvidos pessoas com deficiência intelectual estudantes extensionistas docentes técnicos e familiares e construir a inclinação e a disponibilidade para o encontro enquanto elementos centrais para a produção de bons encontros e ações conjuntas na transição para a vida adulta seja no ambiente familiar seja nas redes sociais dos jovens entre si ou ainda nas demais redes que potencializem os usos da cidade As atividades têm como foco inicialmente quatro eixos orientadores 1 Autorepresentação falar de si e por si 2 relações sociais redes relacionais para além dos circuitos familiares 3 emprego trabalho renda e autonomia financeira 4 vida social redes de apoio casa rua atividades de vida diária atividades de vida prática experiências de vida afetiva e criativa etc Tais atividades e eixos deverão ser continuamente avaliados e poderão ser alterados ao longo do projeto conforme as deliberações da equipe gestora e dos demais participantes