UMA ANÁLISE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM BIOCIÊNCIAS ATRAVÉS DE PODCASTS BIOLOGIA IN SITU COMO MODELO
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Coordenador :
Suzete Araujo Oliveira Gomes
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
247.1.2024
Departamento/Setor:
GBG
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
endereco:www.biologiainsitu.com.br
Objetivo
OBJETIVOS GERAL Analisar o valor de podcasts como recurso tecnológico de Divulgação Científica na construção do conhecimento de alunos do Ensino fundamental e do Ensino Médio OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levantar um referencial histórico sobre os podcasts de divulgação científica com o tema de Biologia Aplicar episódios do Biologia In Situ podcast nas escolas públicas e privadas para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio Avaliar de forma qualiquantitativa o grau de envolvimento e conhecimento dos estudantes os episódios do Biologia In Situ Podcast através de questionários no formato Google forms ou impressos Produzir episódios de Podcast com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a serem publicados no canal do Biologia In Situ Podcast
Resumo
INTRODUÇÃO A divulgação científica pode ser entendida como a redemocratização eou ressignificação do conhecimento científico através da comunicação Esta pode ser realizada por diversos meios de divulgação como livros rádio internet e mais recentemente os podcasts O Biologia In Situ Podcast é um recurso adequado para realização da divulgação científica A mídia digital é uma ferramenta útil como recurso pedagógico dentro da sala de aula OBJETIVOS Analisar o valor de podcasts como recurso tecnológico de Divulgação Científica na construção do conhecimento de alunos do Ensino fundamental e do Ensino Médio MÉTODOS As metodologias utilizadas foram a de revisão de literatura e aplicação do Biologia In Situ podcast nas instituições particulares e públicas de ensino para alunos do ensino fundamental II e ensino médio utilizando questionários distintos através do google forms e de forma escrita em papel RESULTADOS Apesar de serem poucos os trabalhos que relacionam a Divulgação Científica sobre Biologia em podcasts ficou claro que essa mídia demonstra potencial para variadas aplicações como ferramenta pedagógica tanto no ensino básico quanto no superior disseminação de informação em massa e combate a fake news e aproximação da academia com o público leigo aos jargões da Ciência Nas escolas em que foi aplicado o Biologia In Situ podcast verificouse que os alunos aprovaram a mídia digital porém os discentes da rede particular apresentaram um nível de interesse maior do que os da rede pública de ensino