Fábrica de Software para Educação (replica) 04-11-2022
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Coordenador :
Lauro Eduardo Kozovits
Ano:
2022
Publico Alvo :
Alunos e professores de todos os cursos e de todos os níveis. Nesse novo projeto, além do ensino de ciências por meio de jogos pretende-se o desenvolvimento de software para apoio acadêmico como ferramentas para aplicação de provas e trabalhos complementa
Local de atuação:
TCC
Resumo
A presente proposta Fábrica de Software para Educação amplia o escopo dos projetos anteriores, mas permanece com foco na educação contemplando tanto o desenvolvimento de jogos educativos quanto softwares de apoio ao ensino, uma grande necessidade evidenciada com a pandemia que também provocou a descontinuidade do projeto anterior. Com a elevada disponibilidade dos smartphones as pessoas costumam jogar em qualquer lugar. A não priorização do aspecto lúdico talvez seja a principal responsável pela má fama de alguns jogos educativos e é isso que torna esse projeto desafiador. Nesse aspecto emerge um dos objetivos do presente projeto que é a interação com a comunidade para avaliar os produtos existentes e dar sugestões para novos produtos. Numa outra dimensão evidenciada com a pandemia tornou-se relevante a criação de ferramentas gratuitas e de código aberto para apoio às atividades acadêmicas. Obviamente, a proposta não é pretensiosa a ponto de querer esgotar o assunto ou reinventar a roda, mas mesmo os excelentes Google Classroom e o Google Forms têm limitações como ferramentas para gestão de turmas, aplicação e gerenciamento de avaliações e trabalhos remotos. Assim, a presente proposta procura identificar necessidades para complementar esses produtos. Por exemplo, o Google Forms permite a aplicação de um tipo de avaliação que nem sempre é a mais adequada ou mais segura. De maneira análoga, o contato do professor com o aluno ou com um grupo de alunos não é perfeito via Google Classroom. Desenvolver produtos inexistentes no mercado são um dos alvos da presente proposta.