Coordenador : Domingos Barros Nobre
Ano: 2022
Publico Alvo : O Programa já atende a 858 estudantes e 95 professores, sendo: 1) estudantes: a. São 157 alunos dos Quilombos do Campinho e do Cabral (SME de Paraty); b. 605 alunos caiçaras da Zona Costeira (SME de Paraty); c. 90 alunos das Escolas das comunidade
Local de atuação: DED
Resumo
O programa é um conjunto de ações extensionistas articuladas com Ensino e Pesquisa, que visam colaborar na implementação de políticas públicas através de aumento de escolaridade básica, habilitação em magistério indígena e produção de material didático bilingue, com jovens Guarani do Rio de Janeiro, junto a SEEDUC-RJ. Além de políticas públicas de educação escolar caiçara e quilombola diferenciada com a Secretaria Municipal de Educação - Paraty), o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), e outros parceiros institucionais. O papel do IEAR/UFF através do Programa tem sido o de formação continuada dos professores e implantação de um movimento de reorientação curricular, visando a construção de uma educação diferenciada que considere a valorização dos saberes populares e a defesa do território tradicional. Desde 2016, o projeto das escolas caiçaras atendidas em Paraty, agrupou-se com os outros projetos de educação escolar quilombola e indígena desenvolvidos pelo IEAR/UFF no Programa: Escolas do Território. Com a formatura da primeira turma (iniciada em 2016) em 2019, a proposta do acompanhamento pedagógico é ampliar os processos de formação docente e construção de currículos integrados e diferenciados e propugnar estratégias para dar sustentabilidade ao modelo de educação diferenciada como política permanente nas escolas já implantadas e expandir o modelo para a abertura de novas turmas e escolas nas comunidades tradicionais de Paraty, a partir das demandas apresentadas em 2020 e 2021. Em 2021 foi iniciado o projeto de educação do campo em que será atendida também a Escola Estadual de Ensino Médio, na Vila do Abraão, Ilha Grande, Angra/RJ.