Desenvolvimento de Jogos e Atividades para Auxílio na Aprendizagem e Interação de Crianças com Autismo
Enviar um e-mail
Coordenador :
Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Ano:
2022
Publico Alvo :
Crianças com autismo de 2 a 13 anos de idade.
Local de atuação:
VFI
Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) consiste em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação, à interação e às ações simbólicas. Além disso, compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do indivíduo. Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto, o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado em Volta Redonda-RJ, desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista, através de atividades complementares no ensino de português e matemática, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças. Até o presente momento, foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA (Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). A presente proposta tem o objetivo de desenvolver jogos e atividades para auxiliar na aprendizagem e interação de crianças com autismo, visto que, é uma tarefa muito difícil para os educadores.Visamos com esse trabalho, favorecer a socialização, bem como a melhoria da qualidade de vida que fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.