Coordenador : Estela Fonseca Doria
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 217.1.2024
Departamento/Setor: PROEX
Área Temática : Educação
ODS: REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 60
Redes sociais: endereco:prevestibularuajvuff@gmail.com
Objetivo
Objetivo Geral Fomentar o acesso à educação superior pública de qualidade para populações que possuem condições desiguais de oportunidades para acessar este sistema através da oferta de um curso prévestibular de qualidade e gratuito Objetivos Específicos Oferecer um curso prévestibular de qualidade fomentando a entrada de populações específicas em universidades públicas Estimular através da educação melhorias sobre as desigualdades socias e a distribuição de renda quebrando ciclos de pobreza Estimular a educação como um todo incentivandoa e divulgandoa como fator essencial para a solução dos problemas sociais Utilizar estudantes universitários e recémformados em licenciatura das matérias básicas do ensino médio para administrarem as aulas do curso prévestibular dando a oportunidade do primeiro emprego e experiência de trabalho remunerado em sua área de formação Fornecer aos alunos teste vocacional objetivando orientar na escolha das profissões que mais se adequam ao seu perfil
Resumo
As dificuldades para ingressar no ensino superior podem ser multifacetadas e variar significativamente de acordo com o contexto social econômico e educacional de cada estudante Primeiramente uma das barreiras mais evidentes é a preparação acadêmica Muitos alunos saem do ensino médio sem ter desenvolvido habilidades essenciais como a leitura crítica e a escrita coerente que são fundamentais para a elaboração de uma boa redação e para o sucesso nas provas de vestibular Além disso as desigualdades socioeconômicas também desempenham um papel crucial nesse cenário Estudantes de famílias de baixa renda frequentemente enfrentam a falta de recursos para investir em cursinhos preparatórios material didático e acesso à tecnologia Essa disparidade pode resultar em um desempenho inferior nas avaliações o que limita suas chances de ingressar em instituições de ensino superior Apesar da lei de cotas alguns grupos populacionais ainda possuem imensa dificuldade de acesso ao nível superior de qualidade seja pela baixa qualidade educacional do ensino médio pela dificuldade de acesso as universidades públicas ou pelos preconceitos de raça cor e opção sexual enfrentados que os desanimam a continuar seus estudos superiores Nestes grupos estão incluidos os quilombolas indigenas e população lgbtqiaAs provas de vestibular por sua vez muitas vezes são elaboradas de maneira a avaliar mais a capacidade de decorar e reproduzir informações do que o verdadeiro entendimento e a aplicação do conhecimento Isso pode gerar frustrações e sensação de impotência especialmente para aqueles que sonham em conquistar uma vaga no ensino superior O Pará é o estado da região Norte com mais instituições de ensino superior Porém as disparidades socioeconômicas a infraestrutura precária e a falta de investimentos em educação têm contribuído para um cenário em que a oferta de cursos superiores e instituições de ensino é insuficiente para atender a demanda crescente da população A concentração de universidades e faculdades nas áreas urbanas especialmente na capital Belém limita as oportunidades para aqueles que residem em áreas rurais ou em municípios mais afastados