quotENSINO DE 57 HISTÓRIAS NEGRAS E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS diálogos entre a 58 universidade e a escolaquot
Enviar um e-mail
Coordenador :
Erika Bastos Arantes
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1777.1.2025
Departamento/Setor:
CHT
Área Temática :
Educação
ODS:
IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,EDUCACAO, QUALIDADE,CRESCIMENTO, ECONOMICO
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
O objetivo principal dos eventos é subsidiar a prática de alunos e professores de História tanto na educação básica Ensino Fundamental I e Ensino Médio como no ensino superior especialmente em cursos de formação de professores visa integrar pesquisa extensão e ensino tendo como foco questões relativas ao ensino da História da África e da cultura afrobrasileira no Brasil bem como as relações étnicoraciais Esperase estreitar as relações entre alunos do curso de Licenciatura em História seu corpo docente e alunos e professores do ensino básico da região realizar um diagnóstico a partir dos relatos e vivências de professores exdiscentes do curso de História de Campos sobre o ensino da História da África e da cultura afrobrasileira
Resumo
Neste ano de 2023 completouse vinte anos da lei 1063903 Tal lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira para estabelecer a obrigatoriedade do estudo da História e cultura afrobrasileiras no currículo oficial da rede de ensino Esta alteração impactou não só o ensino básico como também o currículo universitário com a criação de disciplinas obrigatórias e optativas de História da África até então inexistentes nas universidades do Brasil reconhecendo a importância do continente para a história universal de forma geral e mais especificamente para pensar a História do Brasil Passados 20 anos permanece contudo uma visão estereotipada e negativa da África e da cultura afro no Brasil uma vez que o Ensino de História no Brasil mantém uma visão eurocêntrica que orienta os currículos e reproduz uma concepção de colonialidade O projeto visa uma reflexão sobre o Ensino de História da África e da História e cultura afrobrasileira nas salas de aula sobretudo no município de Campos dos Goytacazes RJ a partir de eventos que reúnam professores das redes pública e particulares egressos dos cursos de licenciatura em História da Universidade Federal Fluminense que atuam como docentes na educação básica assim como graduandos pósgraduandos pesquisadores e professores universitários Através da troca de experiências propomos atividades que compreendam as novas mídias sociais e tecnologias digitais no Ensino de História da África e da História e cultura afro no Brasil conduzidas pela equipe do projeto como estratégias de abordagem didática das questões pertinentes à historiografia