Uso de fontes primárias em aulas de História Contemporânea banco de materiais e troca de experiências
Coordenador :
MARCIO ANTONIO LAURIA DE MORAES MONTEIRO
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1761.1.2025
Departamento/Setor:
CHT
Área Temática :
Educação
ODS:
NAO, SE, APLICA
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais:
midias_sociais
Resumo
O projeto visa contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de História no Ensino Básico a partir do uso didático de fontes primárias A proposta se ancora na literatura especializada e nas metodologias ativas de aprendizagem destacando o potencial pedagógico das fontes como instrumentos para tornar as aulas mais interativas e reflexivas favorecendo o desenvolvimento de habilidades analíticas interpretativas e de síntese A ação propõe a criação de um banco online de fontes primárias adaptadas ao uso didático com foco em conteúdos de História Contemporânea Esses materiais serão elaborados e organizados pelo coordenador e por discentes das disciplinas com carga horária extensionista dos cursos por ele ministrados em especial História da Contemporaneidade Em paralelo o projeto realizará rodas de conversa com docentes do Ensino Básico especialmente da rede pública com o objetivo de promover trocas de experiências sobre o uso desses materiais em sala de aula As sínteses dessas discussões também serão disponibilizadas no site como sugestões metodológicas A proposta responde à carência de repositórios em língua portuguesa voltados especificamente ao uso didático de fontes históricas Pretende assim preencher essa lacuna fortalecer o vínculo entre universidade e escolas e estimular práticas docentes inovadoras Com vigência de março de 2025 a dezembro de 2027 a ação será avaliada conforme a execução do cronograma e metas incluindo a funcionalidade do banco de materiais a realização periódica das rodas de conversa e a participação de docentes e discentes como colaboradores extensionistas