Coordenador : Maria Raimunda Penha Soares
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 176.1.2024
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Educação
ODS: IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 150,publicoAlvo
Objetivo
Objetivo Geral Impulsionar a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e da Política Nacional de Equidade Educação para as Relações ÉtnicoRaciais e Educação Escolar Quilombola PNEERQ em territórios da Região dos Lagos Norte Fluminense e Costa verde do Estado do Rio de Janeiro Objetivos Específicos Promover uma formação que contemple 1 as lutas por direitos das comunidades quilombolas no Brasil e das comunidades específicas do projeto 2 o papel das comunidades quilombolas no processo de libertação no contexto atual e 3 a articulação entre conhecimentos científicos e os conhecimentos tradicionais produzidos nas comunidades envolvidas no projeto Possibilitar a formação continuada teóricoprática e conceitual em Educação Escolar Quilombola de professores coordenação pedagógica gestores escolares educadores e lideranças quilombolas Contribuir com o aprofundamento dos conhecimentos históricos e valorização das culturas das Comunidades Quilombolas participantes do projeto a partir da identificação dos saberes e práticas locais e inserção nas propostas educativas especialmente na construção dos PPPs e dos projetos anuais das escolas de origem dos participantes Favorecer o estreitamento de relações entre Escola e Comunidade com vistas à maior participação da Comunidade Quilombola nas decisões dentro das escolas quilombolas Promover a produção de materiais pedagógicos contextualizados às realidades que dialoguem com a aplicação da lei 106392003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola conforme a Resolução de N 8 de 20 de novembro de 2012 Promover práticas pedagógicas que possibilitem que estudantes quilombolas se reconheçam enquanto sujeitos históricos e portanto dotados de memória identidades e trajetórias específicas que precisam ser valorizadas mobilizando para a garantia e luta por direitos territoriais das comunidades envolvidas Promover articulação entre a UFF o IFF a UFRJ e Secretarias Municipais de Educação e Comunidades Quilombolas em processos de Implementação das DCNEEQ e PNEERQ
Resumo
Esta proposta consiste na continuidade do Curso Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola perspectivas antirracistas e práticas emancipatórias em territórios da região dos lagos e norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro Como parte do Programa Escola Quilombo da SecadiMEC visa contribuir com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola DCNEEQ e com a Política Nacional de Equidade Educação para as Relações ÉtnicoRaciais e Educação Escolar Quilombola PNEERQ instituída pela portaria MEGM n470 de 14 de maio de 2024 Tratase de uma iniciativa para a formaçãoaperfeiçoamento de professoresas gestoresas coordenadoresas e lideranças quilombolas das escolas e das comunidades quilombolas da Região dos Lagos e Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro Identificase nestas regiões comunidades quilombolas que têm se deparado com conflitos territoriais diversos e ausência de políticas públicas mas que tem resistido diante deste cenário