Mediações Tecnológicas análise das coisas no EnsinoAprendizagem Escolar no Desenvolvimento Humano e na Subjetivação
Coordenador :
ARGUS TENÓRIO PINTO DE OLIVEIRA
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1676.1.2025
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE,INSTITUICOES, EFICAZES
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: 80
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
OBJETIVOS Objetivo Geral Problematizar as mediações tecnológicas do ensino e de atividades cotidianas para a formação docente e clínica Objetivos Específicos Contribuir na formação docente para a práxis tecnologicamente mediada Elaborar um glossário a partir do conhecimento construído em aula Desenvolver uma análítica das coisas em espaço educacional e cotidiano
Resumo
Este projeto tem como objeto as mediações tecnológicas no que pode ser designado a formação humana especialmente nos processos de ensinoaprendizagem na educação formal Parte de problematizações feitas no contexto da pesquisa de doutorado sobre a Psicopolítica das Coisas realizada no Programa de PósGraduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense PPGPUFF e de maneira conjugada com o magistério nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II e Atividade Cultural II Propõe aos alunos e comunidade externa uma série de aproximações dos efeitos do uso de tecnologias considerando diferentes perspectivas disciplinas e campos Enfrenta a questão da alienação técnica dada pela distância entre a evolução tecnológica e a evolução da cultura que a incorpora com vistas uma apropriação adequada a projetos e objetivos educacionaisformativos O método é referenciado na esquizoanálise e consiste na tradução das diversas teorias apresentadas ao longo do semestre para sua apliação na análise de objetos técnicos artefatos técnicas eou programas Almejase a contribuição na formação docente e diálogo com profissionais dos campos educacional e clínico além da construção de um glossário coletivo