Coordenador : Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1284.1.2024
Unidade/Órgão Adm.: EGB
Departamento/Setor: GIM
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 998
Redes sociais: endereco:http://espaco.sites3.uff.br/
Objetivo
Objetivo Geral Analisar o feedback dado por participantes profissionais que lidam com o públicoalvo da educação especial ao longo do curso de aperfeiçoamento Inteligência Artificial e Recursos Digitais de Realidade Aumentada aplicados no Atendimento Educacional Especializado Objetivos específicos Aperfeiçoar profissionais do AEE na criação de materiais pedagógicos com o uso de IA QR Code e RA para que sejam mais autônomos e capazes de adaptar as habilidades necessárias em sua lida com a esta tecnologia Incentivar que os profissionais do AEE sejam multiplicadores deste conhecimento nas suas unidades escolares para que possam sensibilizar principalmente os professores regulares a refletirem sobre suas práticas e adotarem estas tecnologias para que possam alcançar de forma igualitária a todos os alunos Analisar o feedback dado por participantes profissionais que lidam com o públicoalvo da educação especial ao longo do curso de aperfeiçoamento quotInteligência Artificial e Recursos Digitais de Realidade Aumentada aplicados no Atendimento Educacional Especializadoquot Compreender os pontos críticos apresentados pelos participantes para melhorar as edições futuras do curso proposto
Resumo
O curso quotInteligência Artificial e Recursos Digitais de Realidade Aumentada aplicados no Atendimento Educacional Especializadoquot coordenado pela Dr Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira e MSc Gabriela dos Santos Leite Boechat ocorrerá online entre 16 de abril e 4 de junho de 2025 com uma carga horária total de 60 horas O objetivo é modernizar e tornar o atendimento educacional mais acessível por meio do uso de tecnologias como inteligência artificial QR Codes e realidade aumentada RA O desafio que se apresenta no cotidiano escolar é a inclusão de alunos com deficiência Assim entendemos como importante a apropriação de práticas inclusivas que reconheçam as diferenças tanto pelo corpo docente como por todos que lidam com os estudantes nas suas respectivas comunidades escolares O uso de tecnologia assistiva e educacional é fundamental para garantir equidade e autonomia aos estudantes sendo os celulares e tablets ferramentas acessíveis e potentes nesse contexto Apesar da presença desses dispositivos no Atendimento Educacional Especializado AEE é necessário que educadores sejam capacitados para utilizálos efetivamente A metodologia do curso será 100 online com encontros síncronos via Google Meet e atividades assíncronas na plataforma Google Classroom As atividades incluem discussões sobre a evolução das tecnologias educacionais a aplicação da inteligência artificial na educação jogos virtuais de RA e a criação de QR Codes O curso visa capacitar profissionais do AEE para que se tornem autônomos para utilizar e desenvolver materiais pedagógicos inovadores e incentivar a disseminação do conhecimento adquirido entre os professores As atividades estão organizadas em encontros síncronos e assíncronos com temas que cobrem desde a introdução às tecnologias educacionais até a criação de experiências em RA e QR Codes O trabalho final envolverá a elaboração de projetos práticos voltados ao AEE A avaliação será baseada na frequência mínima de 70 e no envio do trabalho final