Leitoras Leitores e Leituras o ato de ler como contributo à acessibilidade à inclusão e à permanência estudantil no Curso de Pedagogia da UFF
Coordenador :
NATHALIA GONCALVES GOMES
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
107.1.2024
Departamento/Setor:
SGP
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
endereco:sosinclusao.sgp.ese@id.uff.brendereco:@inclusao_peduff
Objetivo
Promover a acessibilidade no curso de Pedagogia oferecer materiais didáticos em formatos acessíveis como áudios de textos para atender às diversas necessidades dos estudantes Incentivar a inclusão educacional estimular práticas que favoreçam a participação de estudantes de diferentes contextos incluindo aqueles com dificuldade de acesso a materiais tradicionais de leitura Facilitar a permanência estudantil reduzir barreiras ao aprendizado contribuindo para que os estudantes do curso de Pedagogia possam concluir seus estudos com maior sucesso Desenvolver habilidades de leitura e oralidade capacitar os participantes por meio de oficinas de leitura em voz alta com foco em entonação pontuação e outros aspectos técnicos da oralidade Fortalecer parcerias institucionais envolver escolas públicas e outros espaços institucionais da universidade para ampliar o impacto do projeto e integrar diferentes níveis educacionais Incentivar a colaboração entre estudantes universitários e de ensino médio promover a troca de experiências entre alunos do ensino superior e médio fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade local Produzir conteúdos de qualidade e impacto garantir que os áudios gerados sejam úteis claros e inclusivos para os estudantes com base no feedback contínuo dos participantes Explorar ferramentas e recursos já existentes identificar plataformas bancos de dados e conteúdos já gravados que possam enriquecer o projeto incluindo o uso de inteligência artificial para gravações Ampliar o impacto comunitário da UFF georreferenciar escolas públicas do entorno da universidade e fortalecer o papel da UFF como agente transformador na região
Resumo
O projeto busca promover a acessibilidade inclusão e permanência estudantil no curso de Pedagogia da UFF por meio do incentivo à leitura e da produção de recursos acessíveis como áudios de textos acadêmicos com o envolvimento de professores técnicos universitários e estudantes de ensino médio de escolas públicas Desta forma estão previstas as seguintes etapas a serem desenvolvidas Primeira etapa levantamento da bibliografia básica do primeiro período do curso com critérios que auxiliem na priorização dos textos mais relevantes e na seleção de títulos por meio de consulta e votação Segunda etapa categorização dos textos conforme os diferentes níveis de complexidade considerando não apenas a extensão mas o vocabulário empregado e o arcabouço teórico mobilizado Terceira etapa captação de participantes com foco nos estudantes de Pedagogia dos 2 e 3 períodos e estudantes de ensino médio de escolas públicas da região Para isso o projeto se baseará no georreferenciamento de escolas públicas próximas à universidade ampliando o alcance das ações Junto a esses estudantes serão realizadas oficinas para as quais buscaremos o apoio de outros espaços institucionais da universidade visando à capacitação no exercício da leitura em voz alta e na produção de áudios de qualidade como ferramentas de inclusão Quarta etapa apresentação dos áudios produzidos aos calouros de Pedagogia como um produto piloto para avaliar sua qualidade e impacto possibilitando a identificação de potencialidades e fragilidades ao longo do desenvolvimento do projeto Ao promover a acessibilidade e a interação entre diferentes níveis educacionais o projeto pretende não apenas auxiliar estudantes de Pedagogia mas também fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade local fomentando um ambiente mais inclusivo e acolhedor