Da invisibilidade à resistência narrativas reflexões e proposições de professoras e professores de bebês e crianças pequenas
Coordenador :
FERNANDA FERREIRA MONTES
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1036.1.2024
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
ODS:
SAUDE BEM ESTAR
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público Interno à Universidade - Previsão: null
Objetivo
Promoveremos rodas de conversas com professores e professoras em formação a fim de acolher eou provocar suas reflexões sobre infância a temporalidade infantil a ética do cuidado e educação Nossa ideia é oferecer um espaço de formação continuada aos professores e professoras da rede de educação de Niterói e adjacências
Resumo
O projeto de extensão tem por objetivo refletir sobre a concepção de Infância e Educação considerando a temporalidade infantil em espaços coletivos de educação Numa perspectiva da ética do cuidado a atenção à temporalidade infantil não cronológica é fundamental para o direcionamento das práticas O que seria uma formação com foco nas práticas em diálogo com a ética do cuidado Como se manifestam gestos do cuidar numa dimensão ética Alguns autores como Winnicott Ferenczi entre outros e conceitos nos ajudam a sustentar esse diálogo Ressaltaremos as noções de ética temporalidade cuidado alegria ambiente mutualidade criatividade e rotinas para pensar espaços de formação menos homogêneos e mais dialógicos e plurais