Coordenador : Jaqueline Pereira Ventura
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1510.1.2025
Departamento/Setor: ESE
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo: Eventos
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Geral O evento tem como objetivo fomentar a discussão sobre uma Política Pública Nacional de Formação de Educadores para EJA com a efetiva participação de universidades e Institutos Federais professores da Educação Básica e Fóruns de EJA do Brasil para a construção de proposta de diretrizes para a formação inicial e continuada de educadores de EJA Específicos Buscar processos educativos mais democráticos inclusivos e condizentes com as realidades dos jovens e adultos trabalhadores Sistematizar o conhecimento científico e as práticas pedagógicas em EJA desenvolvidos no âmbito das IES e das escolas públicas Discutir e contribuir para a ampliação da formação de educadores de jovens e adultos no âmbito do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos do MECSECADI Induzir a garantia da oferta de pelo menos uma disciplina de EJA em todas as licenciaturas
Resumo
O VI Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos será realizado pelos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil pelo Grupo de Trabalho 18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa ANPEd e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense no formato presencial O evento visa estabelecer relações intrínsecas entre a Educação Superior graduação e pósgraduação a Educação Básica os movimentos sociais e agentes públicos que podem fomentar e ou induzir a formação inicial e em serviço ou continuada para os educadores de EJA a fim de contribuir com a construção de uma Política Pública Nacional de Formação Inicial e Continuada de professores para EJA que fortaleça a modalidade e que qualifique a educação básica de jovens e adultos trabalhadores nas licenciaturas das instituições de ensino superior IES A meta é garantir o direito tanto dos estudantes de EJA a uma educação com professores preparados para as especificidades da modalidade quanto para os estudantes das licenciaturas em conhecer o campo como uma possível área de sua atuação profissional