Coordenador : Luciana Prado Mouta Pena
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1685.1.2025
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Tecnologia e Produção
ODS: EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 800
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Objetivo geral Promover a formação inicial e continuada de professores e estudantes de Matemática bem como a divulgação científica e a troca de experiências sobre o uso do GeoGebra no ensino e em contextos multidisciplinares fortalecendo a integração entre ensino pesquisa e extensão Objetivos específicos 1 Oferecer um curso online de animação no GeoGebra contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas e pedagógicas 2 Realizar palestras mesasredondas e oficinas com especialistas nacionais e internacionais ampliando o repertório teórico e metodológico dos participantes 3 Organizar seis painéis científicos temáticos fomentando a socialização de práticas e pesquisas e incentivando o diálogo entre diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento 4 Publicar anais digitais e disponibilizar recursos educacionais abertos assegurando a ampla difusão dos resultados e materiais produzidos 5 Estimular a criação e o uso pedagógico de animações e recursos digitais interativos favorecendo metodologias ativas e aprendizagem significativa 6 Consolidar a rede de colaboração internacional entre educadores e pesquisadores de língua portuguesa interessados na integração de tecnologias digitais ao ensino
Resumo
O V Encontro Internacional de GeoGebra em Língua Portuguesa é um projeto de extensão universitária integrante do Programa Dá Licença MatemáticaUFF realizado em parceria com o Instituto GeoGebra Rio de Janeiro e o Instituto GeoGebra São Paulo O evento com abrangência internacional articula ensino pesquisa e extensão promovendo a formação inicial e continuada de professores a socialização de práticas pedagógicas inovadoras e a produção de recursos educacionais digitais baseados no software GeoGebra Sua programação contempla um curso preparatório de animação no GeoGebra palestras mesasredondas oficinas temáticas seis painéis científicos e a publicação de anais digitais Ao adotar metodologias participativas e tecnologias digitais o projeto contribui para o desenvolvimento profissional docente para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras e para o fortalecimento da rede internacional de educadores que atuam na interseção entre Educação Matemática e tecnologias digitais