UFFLy Interdisciplinaridade tecnológica na aplicação pesquisa e desenvolvimento de DRONES
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Coordenador :
Jorge Juárez Trujillo
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402525.2258.365295.21022024
Departamento/Setor:
VMT
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Dentro do ambiente acadêmico o públicoalvo são estudantes técnicos e professores das áreas de engenharias ao nível de graduação pósgraduação e ensino médio Fora do ambiente acadêmico o públicoalvo é geral Incluídos empresários e funcionários de empresas industriais agrícolas ou comerciais personalidades políticas fornecedores de mídia especializada e formadores de opinião no Brasil Da mesma forma para o caso de fornecimento ou aquisição de peças e conhecimentos para o projeto empresas do setor da eletrônica controle robótica telecomunicações e informática assim como fornecedores de toda a cadeia de subministros para o desenvolvimento de drones Em relação às empresas usuárias o beneficiarias encontramse as de agronegócios governamental agencias do setor da ecologia meio ambiente e segurança nacional assim como o setor de cultura de entretenimento e brinquedos educativos Inicialmente o alvo são os alunos próprios da UFFEEIVR beneficiandoos com a aquisição dos conhecimentos básicos relacionados aos drones e o ganho de habilidades para a pilotagem e controle dele Seguido serão beneficiados os alunos e o públicoalvo de outros projetos de extensão da mesma UFFEEIMVR através do compartilhamento de imagens e divulgação dos seus projetos Posteriormente a traves de eventos de exibição serão atingidos os estímulos e a motivação de mais alunos de outras unidades da UFF por exemplo o campus Aterrado em Volta Redonda RJ Com a evolução do projeto será levado benefício a outras escolas de ensino médio e ensino fundamental e os outros setores e estados na república Brasileira De fato já foram realizadas as primeiras atividades de parceria inicialmente com três professores da UFFTCETET em Niterói participamos juntos da chamada pública da CNPqMCTI Nº 152023 para submissão do edital Eventos Meteorológicos Extremos Prevenção de Desastres Naturais e Minimização de Danos onde a aplicação de Drones tem relevância Foram realizadas as primeiras atividades de aplicação de drones para monitoramento de condições ambientais junto com uma professora da EEIMVRUFF do departamento de ciências exatas para atender necessidades dela e do seu aluno de IC Também já houve atividades de parceria com dois professores do CEFET RJ Campus Angra dos Reis que foram responsáveis da participação dessa escola na passada competição do SAE com DRONES com eles já realizamos troca de ideias e informações participamos juntos na submissão de ementa para obtenção de recursos do projeto CENTELHA e temos planos para prosseguir com atividades de cooperação Também já tivemos as primeiras conversas com a diretora do Colégio Estadual de Rio de Janeiro em Volta Redonda para iniciar atividades de parceria Por outra parte após uma visita técnica na usina de energia nuclear de Angra dos Reis foram apresentadas problemáticas que poderiam ter oportunidades de solução com a aplicação de DRONES Também recentemente tivemos a oportunidade de conversar com o Deputado Estadual de Volta Redonda Jari Oliveira e sua equipe de governo quem se mostraram entusiastas com o projeto dos DRONES e comentaram da possível aplicação para monitoramento do lixão a céu aberto da cidade de volta redonda Dentre as próximas e imediatas atividades do projeto está a formalização das parcerias com todos esses órgãos e participantes
Local de atuação:
UFF - Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR. Avenida dos Trabalhadores, n° 420 Vila Santa Cecília. Volta Redonda - Rio de Janeiro, Brasil. CEP:27255-125. - Sala C51 -
Objetivo
OBJETIVOS GERAIS: 1) O projeto será levado por etapas. Nos primeiros dois anos, o objetivo geral trata da criação e solidificação do projeto. Isto consiste na pesquisa de informações e obtenção de conhecimentos atualizados, a formação de equipes de trabalho com recursos humanos, a formalização de parcerias, a obtenção de recursos técnicos, financeiros e materiais e a capacitação das equipes para posteriores etapas. 2) Nas seguintes etapas o objetivo geral irá evoluir para o desenvolvimento, criação e montagem de drones e sistemas envolvidos com finalidades específicas. Iniciando com a aprendizagem e ensino, em seguida a exibição e difusão, depois a participação em competições acadêmicas para finalmente trabalhar com propostas de solução para necessidades específicas de diferentes setores da sociedade (industrial, agrícola, comercial, governamental). OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PRIMEIRA ETAPA, PRIMEIRO ANO: 1) Difundir o projeto para gerar motivação e atração em alunos com intuito de reclutar participantes; 2) Revisar a literatura e realizar estudos das diferentes áreas de atuação, para conhecer o estado atual da aplicação em problemas e a evolução dos drones com seus sistemas envolvidos; 3) Mostrar e ensinar aos alunos os drones comerciais inicialmente disponíveis, para um primeiro contato, conhecimento e análise. Posteriormente obter uma familiarização com o uso e cuidados dos drones, seus controles, baterias e demais dispositivos envolvidos; 4) Capacitar alunos para a pilotagem de drones quadrimotores de forma segura (inicialmente com o simulador computadorizado e os drones comerciais que já temos disponiveis); 5) Promover o projeto através de visitas a diferentes setores da sociedade (escolas, indústria, organismos públicos e governamentais, empresas) para obter parcerias e realizar atividades de cooperação; 6) Formalizar parcerias com as instituições interessadas. Observação: já contamos com pelo menos um órgão de cada setor interessado e em andamento de conversas e atividades. 7) Promover o projeto através de uso das redes sociais e internet nas diferentes plataformas disponíveis de uma forma ética, com valor cultural e educativo. 8) Obter recursos económicos para a evolução do projeto através de submetimento de ementas, oferecimento de serviços, venda de produtos, rifas, etc, tudo que for lícito e possível para a sobrevivência do projeto; 9) Participar em eventos acadêmicos apresentando os drones e utilizando seus recursos para colaborar e contribuir da forma mais conveniente ou necessária. Por exemplo, inicialmente com exhibições em escolas ou eventos de ensino fundamental e médio. 10) Iniciar o planejamento e projeção para passar à etapa cíclica e evolutiva de criação e montagem de protótipos de drones, sistemas e soluções fabricados na UFF para atender necessidades dos diferentes setores da sociedade. O projeto poderia levar à incubadora de empresa com alunos formados e especializados neste setor.
Resumo
O novo projeto UFFLy pretende promover a pesquisa desenvolvimento e aplicação da tecnologia dos DRONES como plataforma inovadora de ações que aprimorem experiências acadêmicas científicas tecnológicas e organizacionais dos alunos envolvidos Pretende interagir com necessidades de diferentes setores da sociedade Simultaneamente busca gerar interesse pela ciência e tecnologia em alunos de ensino médio e fundamental com intuito de atrair candidatos aos cursos de engenharia Buscamos motivar e capacitar atuais e futuros estudantes de engenharia através da exploração das recentes tecnologias dos DRONES Assim como impulsionar a excelência acadêmica a ética na tecnologia a colaboração multidisciplinar e o avanço do conhecimento a través da participação em eventos competições e o desenvolvimento de projetos com instituições parceiras com consequente produção acadêmica Almejamos gerar propostas de aplicação de DRONES para contribuir à solução de problemas riscos ou necessidades específicas nos setores industrial agrícola comercial ou governamental nas esferas de educação segurança meio ambiente e militar Conforme o projeto evolua a importância das soluções agregadas irá aumentando Isto através da pesquisa e ensino obtidos interagindo com as problemáticas desses setores Visamos a participação interprofissional de alunos de outras áreas além da engenharia como administração marketing publicidade comunicações artes contabilidade e advocacia Por exemplo na pesquisa das leis que garantam o uso apropriado dos DRONES na sociedade O projeto inicia com o treinamento dos integrantes sobre generalidades de DRONES para pilotagem Posteriormente pesquisa para montar sistemas com gradativa complexidade De forma simultânea formalizar parcerias com instituições dos diferentes setores da sociedade para resolver problemas específicos