Coordenador : KARIN DA COSTA CALAZA
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 849.1.2024
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,ERRADICACAO, DA, POBREZA,EDUCACAO, QUALIDADE,CONSUMO, RESPONSAVEL,SAUDE, BEM, ESTAR,IGUALDADE, GENERO
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
O foco central do presente projeto é a aproximação da sociedade à Universidade a contribuição da Universidade na educação de jovens na área de ciências e instrumentalização com o conhecimento da ciência e de conhecimento científico que afeta diretamente a população O principal alvo deste projeto será estudantes do 9o ano e do ensino médio especialmente de escolas públicas Temos realizado este projeto de forma totalmente presencial desde 2022 e estabelecemos uma ótima relação com as escolas parceiras Assim esperamos que essa cooperação Universidadeescola estimule os estudantes a curiosidade sobre a ciência e sobre os conhecimentos científicos Nesse sentido a formação docente sobre os prejuízos dos estereótipos e ações para dirimir é essencial e trabalharemos com essa comunidade instrumentalizandoasos com evidências científicas Finalmente este projeto tem o objetivo de diminuir os efeitos da ameaça pelo estereótipo que afeta negativamente esses grupos ou pelo menos instrumentalizar para enfrentar diariamente seus efeitos trabalhando diretamente com estudantes utilizando estratégias variadas de conscientização e desconstrução dos estereótipos Assim aumentando as chances de progredirem na carreira acadêmica e profissional
Resumo
O projeto UFF nas escolas parte da rachadura histórica existente entre o ambiente acadêmico e sociedade para implementar seu objetivo de inserir a Universidade Federal Fluminense no ensino público e a própria escola dentro da UFF A fim de mostrar o que é a Universidade Pública e a diversidade de atividades que ela abrange o projeto por meio de visitas de estudantes da rede pública de Niterói ao espaço universitário e atividades extracurriculares com docentes e discentes universitários nas escolas busca promover o debate sobre questões de ingresso permanência e integraliza os pilares da Universidade extensão ensino e pesquisa e estimula noa estudante a vontade de participar do espaço ativamente desconstruindo estereótipos negativos retirando dúvidas apresentando os bastidores da Universidade Pública e desmistificando preconceitos a respeito da Instituição Com isso esse projeto tem como objetivo desconstruir estereótipos combater os prejuízos causados pela ameaça pelo estereótipo e o viés implícito bem como aproximar este público da Universidade Pública Para isso utilizamos duas estratégias atividades nas escolas e visitas das escolas à Universidade com atividades desenvolvidas para combater estereótipos como conversas com cientistas quebrar mitos promover o conhecimento científico e pensamento crítico e estimular o ingresso ao ensino superior Desde 2022 temos feito as atividades de forma totalmente presencial Foram 182 atividades em escolas municipais de Niterói e 9 visitas de turmas de escolas públicas ao campus do GragoatáInstituto de BiologiaLaboratórios da UFF em Niterói Contamos com uma equipe multidisciplinar com estudantes da graduação pós graduação e docentes das escolas e de vários departamentos da UFF Portanto tornando o projeto viável e de alto impacto na transformação do futuro daqueles que são atingidos por ele Assim contribuindo pelo crescimento de uma sociedade mais sustentável igualitária e inclusiva