Traçando caminhos acompanhando trajetórias estudantis
Enviar um e-mail
Coordenador :
Thiago Oliveira Lima Matiolli
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
401712.2247.239094.08022024
Departamento/Setor:
COLUNI
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público atendido pelo projeto será pautado nos dados de estudantes em situação de distorção idadesérie com demandas educacionais específicas que influenciam no processo de ensinoaprendizagem com foco nos alunos do 9º ano e 1ª série do Ensino Médio do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis e da parceria com uma escola estadual do município de Niterói A estimativa de estudantes que serão atendidos é de 20 adolescentes
Local de atuação:
O local de realização da atividade será prédio do COLUNI/UFF, localizado na rua Alexandre Moura, no. 8, no bairro de São Domingos. Por ser tratar de uma atividade extracurrilar, e fora do horário de aula, as salas poderão ser utilizadas, bem como outras dependência, tal qual o auditório, sempre que necessário.
Objetivo
O projeto tem como objetivo atender os estudantes em situação de distorção idade/série com a realização de atividades de apoio pedagógico com enfoque na leitura e escrita, bem como propiciar suporte no que diz respeito à perspectiva de vida e planejamento de futuro destes alunos/as. Como expectativa, também temos a intenção de construir base analítica para compreensão do contexto e os elementos que perpassam a situação de defasagem entre idade/série dos estudantes das duas escolas atendidas
Resumo
O presente trabalho é fruto de um momento inicial de pesquisa realizado no âmbito do COLUNI em 2023 visando um diagnóstico da realidade de alunasos em distorção idade série no colégio com o apoio de uma de Desenvolvimento Acadêmico A partir de dados quantitativos uma abordagem individual foi iniciada ainda naquele ano A partir desta experiência este projeto visa aprofundar e ampliar tal iniciativa Em primeiro lugar abrindo uma atividade de extensão visando atrair alunos de fora do COLUNI Em segundo lugar com propostas mais práticas e para trabalho coletivo para além do individual com rodas de conversa oficinas de escrita e leitura e a construção de projetos de vida Tudo isso sem perder de vsita a dimensão da pesquisa da qual esta atividade se desenvolveu avançando na atualização dos dados da realidade do colégio e sua relação com outras escalas de administração pública e aprofundando dados de natureza qualitativa Esse conjunto de atividades visa promover um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade educaciaonal brasileira mas também apresentar iniciativas concretas de correção de fluxo para asos alunasos participantes de modo a que possam estimular um debate mais amplo sobre o fenômeno